Equipes brasileiras iniciam bem na Grand Final da Nations Cup 2011

grafinalnc_p

Fonte: Revista Náutica Online com irformações da ISAF

As duas equipes brasileiras que representam a América Latina na Isaf Nations Cup (Copa do Mundo de Match Race da Federação Internacional de Vela) começaram bem a competição em Sheboygan, Wisconsin, nos Estados Unidos. As brasileiras comandadas por Juliana Senfft estão com 100% de aproveitamento nas cinco regatas realizadas na quarta-feira e os rapazes, sob o comando de Henrique Haddad, venceram três das cinco provas disputadas, chegando a 60% de aproveitamento.

grafinalnc_m

As brasileiras já correram contra as equipes da americana Genevieve Tulloch, da portuguesa Rita Gonçalves, da polonesa Katarzyna Pie, da sul-africana Dominique Provoyeur e da canadense Sharon Ferris-Choat. Os velejadores do Brasil venceram as equipes do grego Stratis Andreadis, do canadense Peter Wickwire e do turco Yasar Celal Tumsen, perdendo a briga para os americanos liderados por Shawn Bennett e para os ingleses comandados por Lucy Macgregor.

Assim, a equipe de Juliana Senfft aparece entre as três melhores, junto às francesas lideradas por Claire Leroy e às holandesas comandadas por Mandy Mulder, que também tiveram 100% de aproveitamento. As equipes do dinamarquês Mads Ebler e de Lucy Macgregor aparecem como as melhores entre os velejadores, mas os ingleses correram uma regata a mais e estão com 83% de aproveitamento.


Os ventos sopraram de noroeste, variando de 10 a 17 nós durante todo o dia de ontem em Sheboygan. A disputa entre os barcos Elliott de seis metros das brasileiras e americanas foi uma das maisa emocionantes, passando os dois muito próximos na linha de chegada.

Os rapazes correm a Divisão Open em veleiros Sonar: "É um barco completamente novo para nós, muito mais pesado do que os de tamanho similar, como o J/22 ou J/80", avaliou Mads Ebler.

A Isaf Nations Cup começou terça-feira e segue até o próximo domingo. Dez equipes disputam o título entre as mulheres e nove na Divisão Open, masculina.