NAVEGAÇÃO: Cuidado com os bancos de areia formados pela escavação do canal Pisa no Guaíba

canalpisa4

Os navegadores devem estar atentos à obra do canal onde serão colocados os tubos do emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) que está sendo feita no Guaíba. O canal está sendo aberto por uma draga e o material é depositado a cerca de 100 metros a leste do traçado do mesmo. Já se formaram grandes bancos de areia na área de latitude: 30º08’ 726 e longitude: 051º14’835.

canalpisa5

canalpisa3

Por isso recomendamos total atenção na navegação entre a Ponta dos Cachimbos e a Serraria. O canal escavado é de 30 metros de largura por seis metros de profundidade a partir da cota zero. O avanço diário da escavação do canal é em torno de 60 metros.

canalpisa6
canalpisa2

O emissário subaquático ligará a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, construída próxima ao BarraShoppingSul, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria. Serão 22 tubos submersos no leito do Guaíba em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros. Cada cano receberá mais de cem contrapesos que o manterão fixados no fundo do curso d'água.

canalpisa1

canalpisa7

canalpisa9
Primeiro tubo colocado no fundo do canal no dia 17 de setembro

canalpisa8