VDS fica com o título do Brasileiro da classe J/24
O Campeonato Brasileiro da classe J/24 encerrou nesta terça-feira (1º/11) em Porto Alegre com a vitória da tripulação do barco Angela VI comandado por Henrique Dias. Em segundo ficou o Iuca, de Cláudio Ruschel e em terceiro o Bravíssimo, de George Nehm. Todos eles pertencem ao Veleiros do Sul, sede da competição.
Angela VI, campeão brasileiro
Iuca, ficou na vice-colocação
O Brasileiro foi muito disputado. Os dois primeiros colocados ficaram empatados em número de pontos, 17 cada um, na oitava regata e decidiram o título na prova final. A tripulação do Angela VI fez uma boa largada e se manteve entre os três primeiros na flotilha, enquanto o Iuca teve o seu pior desempenho no campeonato, ficou sétimo lugar. A regata foi vencida pelo Bravíssimo.
Bravissimo (46) , terceiro lugar e Diferencial em quarto
Ao cruzar a linha de chegada em terceiro, o comandante Henrique garantiu o título Brasileiro da J/24 e comemorou muito com a tripulação formada por Frederico Sidou, Alexis Knebel e Vilnei Goldmeier. Eles correram com um barco emprestado, mas competem juntos na classe oceano em outro veleiro, o C’est la Vie, que pertence ao comandante campeão.
Comemorando na linha de chegada
“De certa maneira foi uma surpresa o nosso resultado. No início sentimos que estávamos andando bem e passamos todo o campeonato na vice-colocação, porém deu tudo certo na raia, velejamos bem na segunda regata do dia final, com vento forte, e o título veio para nossas mãos”, disse Henrique, 23 anos, que comemorou com champanhe na chegada ao trapiche do Clube.
O líder da equipe vice-campeã, Cláudio Ruschel, considerou um campeonato “excepcional” devido ao equilíbrio entre os concorrentes. “Estava muito parelho com quatro cinco barcos montando as bóias juntos, embolados. E a comissão de regatas também foi excelente”.
O comandante de Murilo Borges, do Iate Clube do Rio de Janeiro, terminou em quinto lugar e contou na sua equipe com a presença ilustre do filho, Gabriel Borges, o Coveiro, que junto com Alexandre Tinoco conquistou a medalha de ouro na classe Snipe no Pan-Americano de Guadalajara, no México.
O Brasileiro contou com a participação de 10 barcos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. No total foram realizadas nove regatas, com exceção do sábado, todos os dias as condições de vento foram de intensidade forte, cerca de 40 km/h. A entrega de prêmios foi à noite no Veleiros do Sul.
A flotilha, do Veleiros do Sul, seguirá em breve para a Argentina onde participará do Campeonato Mundial da classe J/24, de 11 a 19 de novembro no Yacht Club Argentino. As tripulações confirmadas até agora são a Diferencial, de Nelson Ilha; Iuca, de Cláudio Ruschel e Vento Negro, de Eduardo Ribas.
1º Ângela IV - Henrique Dias/Frederico Sidou/Alexis Knebel/Vilnei Goldmeier (VDS-RS) 19 pp
2º Iuca X - Ronaldo Ruschel/Rogério Ruschel/André Gick/Samuel Albrecht/Cláudio Ruschel (VDS-RS) 22
3º Bravissimo - George Nehm/Fabricio Streppel/Guilherme Fasolo/Flávio Fernandes/ Renato Plass (VDS-RS) 29
4º Diferencial - Nelson Ilha/Felipe Ilha /Pedro Ilha/Manfredo Floricke/Giorgia Rodrigues (VDS-RS) 30
5º Bruschetta - Murilo Borges/Gabriel Borges/Mario Tinoco/Matheus Gonçalves/ Gabriel Kieling (ICRJ-RJ) 31
6º Tango - Lucas Ostergren/Alex Luiz /Mathias Melecchi/Rafael Malinsky/Amanda Rodrigues (VDS-RS) 38
7º Cosa Nostra - Andre Wahrlich/ Pedro Chiesa/Jorge Aydos/Lucio Joas/Rodrigo Fasolo (CDJ-RS) 51
8º Good News (Tecon) - Henrique Ilha/Fabian Saavedra/José Luiz Saavedra/Eduardo Devilla/ Rogério Silveira (RGYC-RS) 52
9º Vento Negro - José Ortega/Eduardo Ribas/Roberto Bortolaso/Gustavo Thiesen/Roger Lamb (VDS-RS) 63
10º Sapeca II - Walther Bromberg /Henrique Hemesath /George Paim/Carlos Bombardelli (VDS-RS) 80