Velejador toma "posse de ilhas" no Guaíba

ilhaposse2

O velejador Astélio dos Santos tomou “posse do arquipélago” formado pela dragagem do canal onde serão colocados os tubos do emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) que está sendo feito no Guaíba. O canal está sendo aberto por uma draga e o material é depositado a cerca de 100 metros a leste do traçado do mesmo.

ilhaposse1

ilhaposse3

As ilhas na verdade são dois grandes bancos de areia e tabatinga, que pela constituição do material, ficarão permanentes no leito do Guaíba. A brincadeira do comandante Astélio é para alertar o perigo aos navegadores, principalmente na área entre a Ponta dos Cachimbos e a Serraria. O canal escavado é de 30 metros de largura por seis metros de profundidade a partir da cota zero. O avanço diário da escavação do canal é em torno de 60 metros.

ilhaposse5

O emissário subaquático ligará a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, construída próxima ao BarraShoppingSul, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria. Serão 22 tubos submersos no leito do Guaíba em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros. Cada cano recebe mais de cem contrapesos para mantê-lo fixado no fundo do curso d'água.

ilhaposse4