Equipes de match race que buscarão vaga para a Olimpíada de 2012 foram anunciadas no VDS
As duas equipes brasileiras que buscarão uma vaga no Match Race feminino da Olimpíada de Londres foram anunciadas neste domingo no Veleiros do Sul. A definição veio no último dia da Clínica Avançada que teve a presença da técnica e velejadora norte-americana bicampeã mundial na modalidade Sally Barkow.As equipes que terão a incumbência de garantir a participação do Brasil em 2012 são:
Comandante – Renata Decnop, trimmer – Gabriela Sá e proeira - Larissa Juk. Comandante – Juliana Senfft, trimmer – Fernanda Decnop e proeira – Luciana Kopschitz. Do grupo de nove velejadoras olímpicas que participavam do projeto saíram: Juliana Mota, Marina Jardim e Tatiana Almeida.
O anúncio veio num clima de alegria e tristeza para as meninas do match race. Houve duas reuniões e a decisão não foi fácil para a comissão técnica formada por membros da Confederação Brasileira de Vela e Motor, Comitê Olímpico Brasileiro, e do Núcleo de Vela de Alto Rendimento, do Veleiros do Sul.
O trabalho de formação e avaliação das equipes começou em janeiro deste ano, com a chegada dos barcos da classe olímpica Elliott 6M e as seis clínicas do Projeto Match Race Feminino, no Veleiros do Sul, que compõe o Projeto de Solidariedade Olímpica Internacional desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Todas foram com a técnica Sally Barkow. Além das clínicas foram avaliados os resultados das equipes em competições de match race no Brasil e exterior.
As duas equipes tentarão a classificação do Brasil para a Olimpíada de Londres em 2012, no Campeonato Mundial Olímpico, em Perth, Austrália, dezembro, e ainda na US Sailing’s Rolex Miami (EUA), em janeiro de 2012. Antes destes compromissos elas participarão do Campeonato Brasileiro de Match Race, em Florianópolis, e no Ibero-Americano, de 22 a 25 de novembro no Veleiros do Sul.