Mundial de J/24 foi aberto com a regata treino em Buenos Aires

3001

3002O Campeonato Mundial da classe J/24 foi aberto nesta segunda-feira  no Yacht Club Argentino, em Buenos Aires. As 11 horas houve a reunião de timoneiros com a Comissão Organizadora e depois foram para água correr a regata treino que largou com vento sudeste de 8 nós. O atual campeão do mundo, o norte-americano Mike Ingham tomou a dianteira durante todo o percurso, mas como manda a superstição neste tipo de regatas, ele não cruzou a linha de chegada. Dos 60 barcos inscritos apenas três chegaram.

O Veleiros do Sul está presente no Mundial com três tripulações: Vento Negro, de José Ortega,  3º lugar na regata de abertura, Diferencial, de Nelson Ilha, e Iuca, de Cláudio Ruschel. Na flotilha gaúcha também está o Mataco, de Henrique Horn Ilha, do Rio Grande Yacht Club.

Às 18 horas foi realizada a cerimônia de abertura na sede principal do Yacht Club Argentino. Houve o hasteamento das bandeiras de cada um dos países (Argentina, Austrália, Brasil, Chile, EUA, Itália, Grã-Bretanha, Peru e Uruguai) e o Comodoro do Clube, Ricardo Galarce, abriu oficialmente o campeonato. Emilio Feliu é o presidente do Júri Internacional e Tim Winger, inspetor chefe de Equipamentos.
A primeira regata do Mundial, marcada para esta terça-feira às 12 horas foi adiada para às 14 horas.