Ibero-americano de match race foi aberto no Veleiros do Sul
O Porto Alegre Match Cup – Campeonato Ibero-americano de Match Race Feminino começou nesta terça-feira no Veleiros do Sul. A recepção de abertura aconteceu às 21 horas com a presença de associados e autoridades esportivas dos governos municipal e estadual. Na solenidade foram apresentadas as tripulações do Brasil, Argentina, México e Peru com seus respectivos uniformes.
Fotos: Pressdigital, Wesley Santos/ Divulgação VDS
Tripulações com técnico Geison Mendes
O vice-comodoro social Eduardo Scheidegger abriu a cerimônia que teve a presença do diretor técnico da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Luiz Bohrer, que representou o Governador Tarso Genro, o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Edgar Meurer, representando o Prefeito José Fortunati, o presidente da FEVERS, Carlos Henrique de Lorenzi. Em nome do Veleiros do Sul também falaram o comodoro Newton Aerts e o vice-comodoro esportivo Eduardo Ribas. E em nome da Federação Ibero-Americano de Vela, Armando Goulart, de Portugal. Logo após houve o jantar de confraternização.
A disputa na divisão feminina começa às 10 horas desta quarta-feira. As oito equipes se enfrentarão na primeira fase, a round robin. As quatro equipes melhores classificadas ao término desta fase passam para a semifinal e duas farão a final na sexta-feira (25).
O Brasil é representado por três equipes: Juliana Senfft (timoneira), Fernanda Decnop e Luciana Kopschitz; Renata Decnop (timoneira), Gabriela Nicolino e Larissa Juck e Carolina Béjar (timoneira), Tatiana Novaes e Amanda Rodrigues. Elas tem o acompanhamento do técnico do Núcleo de Vela de Alto Rendimento do Veleiros do Sul, Geison Mendes. O Ibero-Americano de Match Race continuará no fim de semana, dias 26 e 27, com a divisão Open (masculino/feminino) A tripulação do México, comandada por Eliane Fierro, é a única a competir nas duas divisões.
Comodoria e Secretários com as equipes do Brasil
As equipes realizaram nesta terça-feira os treinos oficiais na raia em frente ao Clube no Guaíba. Aproveitaram que o tempo abriu depois de uma manhã de chuva em Porto Alegre. Com o vento firme elas puderam fazer os treinamentos acompanhados dos seus técnicos. O match race atualmente é classe olímpica e fará parte dos Jogos de Londres em 2012. Nesta modalidade a regata é feita somente de um barco contra outro. São provas rápidas que exigem agilidade e bom conhecimento tático. A tripulação que conhece bem as regras pode até forçar o adversário a cometer uma penalidade, que sempre é julgada na hora pelos umpires (árbitros) que acompanham na água as regatas. A competição será feita com os barcos da classe olímpica Elliott 6M.
Juri
O Ibero-Americano de Match Race é uma realização do Veleiros do Sul com apoio da Federação Internacional de Vela (ISAF), Federação Ibero-americana de Vela (FIVELA), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e patrocínio da Randon e Marcopolo através da Lei de Incentivo do Esporte do Governo Federal.
As tripulações
Timoneiros Open
1 - Diego BAIALARDO, Nicolás e José Tabares (ARG)
2 - Santiago RIGONI, Mariano Costa e Gonzalo Mendieta (ARG)
3 - Samuel ALBRECHT, Frederico Sidou e Rodrigo Duarte (BRA)
4 - Sebastián CRISTINA, Carlos Mues e Santiago Castillo (ARG)
5 - Philipp Andreas GROCHTMANN, Vilnei Goldmeier e Lorenzo Medeiros (BRA)
6 - Geison Mendes DZIOUBANOV, Mathias Melecchi e Felipe Ilha (BRA)
7 - Adrion SANTOS, Lucas Ostergren e Gustavo Zipperer (BRA)
8 - Eliane FIERRO, Cora Gonzáles Fierro e Ana Sofia Casas (MEX)
Timoneiras Femininas
1 - Juliana SENFFT, Fernanda Decnop e Luciana Kopschitz (BRA)
2 - Renata DECNOP, Gabriela Nicolino e Larissa Juck (BRA)
3 - Martina Maria SILVA, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)
4 - Mariana CROUSSE, Natalia Espósito e Maria Bozzo (ARG)
5 - Tânia ZIMMERMANN, Nathalie Zimmermann e Josefina Röder (PER)
6 - Gabriela Elda SANTANNA, Natália Schulten e Paula Ramos (ARG)
7 - Carolina BÉJAR, Tatiana Novaes e Amanda Rodrigues (BRA)
8 - Eliane FIERRO, Cora Gonzáles Fierro e Ana Sofia Casas (MEX)
Umpires (árbitros)
Chefe Umpire: Nelson Ilha - Brasil
Gustavo Bernabei - Argentina
Tom Rinda – Estados Unidos
Konstantin Knebel - Brasil
Boris Ostergren – Brasil
Diretor técnico - FIVELA
Armando Goulart - Portugal