Equipe Decnop é a campeã feminina do Ibero-americano de match race
Na final entre as equipes brasileiras do Porto Alegre Match Cup – 3º Ibero-Americano de Match Race, a vitória foi da timoneira Renata Decnop que ganhou por 3 a 0 de Juliana Senfft na série de melhor de cinco. A competição terminou nesta sexta-feira pela manhã com a última regata da divisão feminina e ainda a disputa pela terceira colocação entre a argentina Mariana Silva e a brasileira Carolina Béjar. A equipe de Silva derrotou Béjar por 3 a 0.
Fotos: Wesley Santos - Pressdigital/ Divulgação VDS
A equipe formada por Renata Decnop, Gabriela Nicolino e Larissa Juck mostrou muita consistência em toda a competição. Elas só perderam um match em todo o campeonato, na fase de round robin, justamente para a Juliana Senfft, que correu com Fernanda Decnop e Luciana Kopschitz. Ao cruzarem a linha de chegada, Renata, Gabriela e Larissa comemoraram abraçadas mais esta conquista.
“O Ibero-americano foi um ótimo campeonato, A Juju é uma adversária difícil e apesar dos 3 a 0, considerei apertado o resultado porque todos os matches foram decididos nos detalhes”, comentou Decnop.
Porto Alegre foi uma repetição do que aconteceu a 15 dias em Florianópolis, quando a equipe de Decnop fez a final contra a tripulação de Juliana Senfft e venceu o Brasil Match Cup, não só na divisão das mulheres como também entre os homens. As duas equipes seguiram nesta sexta-feira para a Austrália, onde participarão do Campeonato Mundial na cidade de Perth.
Elas integram a Equipe olímpica da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), e irão em busca de uma vaga para a Olimpíada de Londres em 2012. São 12 vagas para a Olimpíada e uma já é da Inglaterra por ser o país sede. Se uma das equipes se classificarem entre as oito primeiras na Austrália, a vaga do Brasil no match race estará garantida. As últimas três serão decididas na Semana de Miami, EUA, em fevereiro. O Mundial em Perth começa no dia 3 de dezembro e estarão presentes 32 países no match race.
“Estamos próximas de alcançar o potencial que desejamos. Temos treinamos intensamente, e nossa equipe está com bom entrosamento. O técnico Geison Mendes nos acompanha desde o início, em janeiro, e participamos do programa desenvolvido pelo Movimento de Solidariedade Olímpica”, diz Decnop.
No Ibero-americano de Match Race participaram oito equipes, do Brasil, Argentina, México e Peru. O Campeonato continua no Veleiros do Sul nesta sexta-feira com a disputa na divisão Open, com sete equipes masculinas e uma de mulheres. O México será a única tripulação feminina a correr nesta divisão. A final será no domingo.
Classificação Feminina Final
1º - Renata DECNOP, Gabriela Nicolino e Larissa Juck (BRA)
2º - Juliana SENFFT, Fernanda Decnop e Luciana Kopschitz (BRA)
3º - Martina Maria SILVA, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)
4º - Carolina BÉJAR, Tatiana Novaes e Amanda Rodrigues (BRA)
5º - Tânia ZIMMERMANN, Nathalie Zimmermann e Josefina Röder (PER)
6º - Mariana CROUSSE, Natalia Espósito e Maria Bozzo (ARG)
7º - Gabriela Elda SANTANNA, Natália Schulten e Paula Ramos (ARG)
8º - Eliane FIERRO, Cora Gonzáles Fierro e Ana Sofia Casas (MEX)
Equipes da Open
1 - Diego BAIALARDO, Nicolás e José Tabares (ARG)
2 - Santiago RIGONI, Mariano Costa e Gonzalo Mendieta (ARG)
3 - Samuel ALBRECHT, Frederico Sidou e Rodrigo Duarte (BRA)
4 - Sebastián CRISTINA, Carlos Mues e Santiago Castillo (ARG)
5 - Philipp Andreas GROCHTMANN, Vilnei Goldmeier e Lorenzo Medeiros (BRA)
6 - Geison Mendes DZIOUBANOV, Mathias Melecchi e Felipe Ilha (BRA)
7 - Adrion SANTOS, Lucas Ostergren e Gustavo Zipperer (BRA)
8 - Eliane FIERRO, Cora Gonzáles Fierro e Ana Sofia Casas (MEX)