Semifinalistas do Ibero-americano de Match Race OPEN são todos do VDS
Fotos: Luis Gonçalves - PressDigital/ Divulgação VDS
O Porto Alegre Match Cup – 3º Ibero-americano de Match Race continua no Veleiros do Sul com a disputa da divisão Open (masculino e feminino). A fase de round robin (classificatória) teve 28 regatas realizadas neste sábado e no final do dia foram conhecidos os quatro semifinalistas. O Veleiros do Sul classificou as suas quatro equipes que participam do evento.
O timoneiro Samuel Albrecht venceu as sete regatas do round robin e terminou na primeira colocação. A tripulação que conta ainda, com Frederico Sidou e Rodrigo Duarte, teve 100% de aproveitamento e terminou invicta. Na segunda colocação ficou Geison Dzioubanov, em terceiro Philipp Grochtmann e em quarto Adrion Santos, que ficou com a última vaga da semifinal. As equipes da Argentina e do México, única feminina, ficaram de fora da fase final.
O vento foi de sul e intensidade variada de 8 a 12 nós. O round robin teve boas regatas, mas um dos match race mais vibrantes do dia foi entre as equipes de Dzioubanov e Grochtmann na 13 º rodada. Eles saíram para briga desde a largada e foram se alternando na liderança da regata, com muitas cambadas e manobras ousadas, além de várias tentativas de penalizações. Grochtmann acabou sofrendo um pênalti ainda na primeira perna, mas continuou atacando até o final a equipe adversária que é liderada pelo seu técnico.
As semifinais começam a partir das 11 horas deste domingo. A fase será disputada em melhor três regatas. Os dois melhores timoneiros farão em seguida a final.
O Porto Alegre Match Cup – 3º O Ibero-Americano de Match Race é uma realização do Veleiros do Sul com apoio da Federação Internacional de Vela (ISAF), Federação Ibero-americana de Vela (FIVELA), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e patrocínio da Randon e Marcopolo através da Lei de Incentivo do Esporte do Governo Federal.
Classificação da fase Round Robin Pontos
1º - Samuel ALBRECHT, Frederico Sidou e Rodrigo Duarte (BRA) 7
2º - Geison Mendes DZIOUBANOV, Mathias Melecchi e Felipe Ilha (BRA) 6
3º - Philipp Andreas GROCHTMANN, Vilnei Goldmeier e Lorenzo Medeiros (BRA) 4
4º - Adrion SANTOS, Lucas Ostergren e Gustavo Zipperer (BRA) 4
5º - Diego BAIALARDO, Nicolás e José Tabares (ARG) 3
6º - Santiago RIGONI, Mariano Costa e Gonzalo Mendieta (ARG) 3
7º - Sebastián CRISTINA, Carlos Mues e Santiago Castillo (ARG) 1
8º - Eliane FIERRO, Cora Gonzáles Fierro e Ana Sofia Casas (MEX) 0