Equipe brasileira liderada por Albrecht venceu o Ibero-Americano de Match Race
O Porto Alegre Match Cup – 3º Ibero-americano de Match Race encerrou neste domingo no Veleiros do Sul com a vitória da equipe de Samuel Albrecht na divisão Open (masculino e feminino). Ele derrotou por 2 a 0 Geison Dzioubanov na final decidida numa série de melhor de três regatas. A terceira colocação ficou com Adrion Santos que venceu Philipp Grochtmann por 3 a 1. Apenas o Brasil participou da fase final. Os representantes da Argentina e México não conseguiram a classificação.
Fotos: Luís Gonçalves - Pressdigital/ Divulgação VDS
Albrecht venceu a fase round robin, e na semifinal fez 2 a 0 sobre Adrion Santos. Com sua equipe composta por Frederico Sidou e Rodrigo Duarte terminou o Ibero-americano invicto nos 11 matches que disputou. A última regata entre os finalistas foi de pouca emoção porque não chegou haver duelos.
“O campeonato serviu principalmente para mostrar que as equipes estão crescendo no match race e sem dúvida teremos gente de excelente nível. Para este campeonato juntei meus amigos que são velejadores experientes”, disse Samuca. “Tenho ainda que ressaltar a infraestrutura do Clube que desenvolve estes projetos para o fortalecimento da vela. Isso é sensacional”, disse Samuca que agora volta a competir com a equipe Crioula, do Soto 40.
A disputa pela terceira colocação foi num ritmo de final de campeonato. A equipe juvenil de Philipp Grochtmann, que correu com Vilnei Goldmeier e Lorenzo Medeiros deu um sufoco nos experientes adversários. Adrion Santos, Lucas Ostergren e Gustavo Zipperer saíram na frente com 1 a 0, mas perderam o segundo match. Eles erraram a bóia de contravento quando da alteração de percurso devido à mudança do vento. Na disputa final se revezaram na liderança, mas na última montagem da perna de popa Santos ultrapassou Phillipp Grochtmann.
O Ibero-Americano de Match Race começou na quarta-feira a divisão de mulheres que teve como campeãs as brasileiras por Renata Decnop, Gabriela Nicolino e Larissa Juck. E a Open foi no fim de semana. Participaram oito equipes em cada divisão e tiveram a participação de equipes do Brasil, Argentina, México e Peru.
No final da tarde foi realizada a cerimônia de premiação em frente a varanda do Clube. Além das três primeiras equipes, os árbitros também receberam troféus numa homenagem da comodoria. O presidente do Conselho Deliberativo do VDS, Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira deu um galhardete do Clube ao Armando Goulart, de Portugal , Diretor Técnico da Federação Ibero-americana de Vela (FIVELA)
O Porto Alegre Match Cup – 3º O Ibero-Americano de Match Race é uma realização do Veleiros do Sul com apoio da Federação Internacional de Vela (ISAF), Federação Ibero-americana de Vela (FIVELA), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e patrocínio da Randon e Marcopolo através da Lei de Incentivo do Esporte do Governo Federal.
Mais fotos:
Classificação da divisão Open
1º - Samuel ALBRECHT, Frederico Sidou e Rodrigo Duarte (BRA)
2º - Geison Mendes DZIOUBANOV, Mathias Melecchi e Felipe Ilha (BRA)
3º - Adrion SANTOS, Lucas Ostergren e Gustavo Zipperer (BRA)
4º Philipp Andreas GROCHTMANN, Vilnei Goldmeier e Lorenzo Medeiros (BRA)
5º - Diego BAIALARDO, Nicolás e José Tabares (ARG)
6º - Santiago RIGONI, Mariano Costa e Gonzalo Mendieta (ARG)
7º - Sebastián CRISTINA, Carlos Mues e Santiago Castillo (ARG)
8º - Eliane FIERRO, Cora Gonzáles Fierro e Ana Sofia Casas (MEX)
Umpires (árbitros)
Chefe Umpire: Nelson Ilha - Brasil
Gustavo Bernabei - Argentina
Tom Rinda – Estados Unidos
Konstantin Knebel - Brasil
Boris Ostergren – Brasil
Diretor técnico - FIVELA
Armando Goulart - Portugal