Classe Oceano gaúcha compareceu da regata de aniversário do VDS
Os 77 anos do Veleiros do Sul teve mais uma regata comemorativa neste domingo com a disputa na classe Oceano. Os barcos da J/24 e RGS foram os primeiros a largarem em frente ao Clube, às 14 horas, e em seguida o Veleiraço Marinha do Brasil para barcos de cruzeiro.
A condição de vento, de direção sudeste e 10 nós de intensidade, permitiu um começo de regata com vela balão, mas nem todo mundo aderiu a ela, alguns preferiram ir de genoa. Já o Veleiraço teve dificuldade na saída, pois o vento deu uma caída de intensidade e os barcos ficaram lentos e de velas murchas. Mas em seguida ele veio de sul e rajadas de até 15 nós de velocidade. O percurso foi de três voltas entre a bóia 125 do canal, outra próxima ao farol do VDS e o farolete do canal do Cristal. As pessoas que aproveitavam a bonita tarde em Porto Alegre para passear pela orla do rio puderam assistir a beleza dos veleiros navegando pelo Guaíba. A competição contou com a participação de 40 barcos das classes J/24, RGS e Cruzeiro.
Meu Guri
Sapeca 2
O primeiro barco a cruzar a linha de chegada na classe RGS foi o Piazito Colorado, de Paulo Gérson de Oliveira, às 15h50min48s, mas o vencedor foi o Sapeca 2, de Walther Bromberg, que marcou na regata 1h44min21s no tempo corrigido, 13 segundos a menos que o Piazito. Na classe J/24 o campeão foi o Meu Guri, de Conceição Bortolaso. No Veleiraço Marinha do Brasil mais uma vez o barco Madrugada, de Niels Rump, foi o fita azul e vencedor da Força Livre ao chegar às 16h04min35s e ficou de posse do troféu rotativo da Marinha. Os barcos Madrugada e Boa Vida IV, de Marcelo Bernd, velejaram muito próximos durante toda regata numa bonita disputa e a chegada também teve emoção com a vitória do Madrugada por seis segundos.
Madrugada
No final da tarde houve a festa da premiação em frente varanda do Clube com a presença de associados, velejadores e convidados.