O pioneiro da vela em Porto Alegre completa hoje 77 anos

315

 

No ano de 1934 o noticiário esportivo dos jornais locais trazia uma novidade aos leitores: a fundação de um clube de “yachting”, denominado Veleiros do Sul.  Eram novos ventos soprando no Guaíba, era o marco do nascimento do esporte da vela em Porto Alegre.


Nos seus 77 anos de história, o Veleiros do Sul tem participado ativamente do crescimento e desenvolvimento da vela no país. O seu nome vem da referência de ser os “velejadores do sul”, por estar em Porto Alegre, capital do estado mais meridional do Brasil. A sua sede fica numa área de aproximadamente 18 hectares na baía do Cristal. Da sua orla pode ser contemplada a vista da cidade e ao mesmo tempo as ilhas e colinas que margeiam o rio Guaíba.

VDS77anos03

Primeira sede no bairro Navegantes

VDS77anos05

Inauguração da sede em março de 1935

O Veleiros do Sul nasceu da influência germânica no estado e foi o primeiro clube de vela de Porto Alegre. Mas a sua gênese começa um pouco antes quando alguns desportistas passaram a velejar pelo Guaíba na década de 1920. Eles costumavam se reunir num bar chamado Liliput e destes encontros surgiu à ideia das primeiras regatas que passaram a ser feitas oficialmente a partir de abril de 1934.

VDS77anos06

Batismo de flotilha no trapiche


A falta de um local adequado para abrigar os barcos levou o grupo de velejadores adquirir uma área onde pudesse dispor de uma marina e de uma sede. Em uma das habituais reuniões no Liliput foi decidido fundar o clube no dia 13 de dezembro de 1934. Ewaldo Ritter foi escolhido como o primeiro comodoro. Na sua ata de fundação foi colocado como ideal da sociedade a prática do esporte da vela.

VDS77anos01

Regata de Sharpies

Na sua história há alguns fatos importantes, como o de ser o primeiro clube de vela brasileiro a manter intercâmbio com os países vizinhos: Uruguai e Argentina. Em 1937 disputou a I Copa Atlântida, no Yacht Club Uruguayo e ficou em segundo lugar empatado com a Argentina. Em 1942 foi a sede do Prêmio Marcílio Dias, campeonato nacional de vela na época, que teve a presença de paulistas, cariocas e catarinenses. Neste mesmo ano realizou a primeira regata feminina.

270

 

Foi no Veleiros do Sul que iniciaram as regatas de longo percurso no Sul do Brasil, em 1954, pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos, entre as cidades de Porto Alegre e Rio Grande, na distância de 163 milhas, onde fica a ligação com o Oceano Atlântico. Por sua iniciativa surgiram as regatas internacionais entre Puerto Buceo (ARG), Montevidéu (URU) e Porto Alegre, a partir de 1962, promovendo a vela sul-americana.


O clube funcionou no do bairro Navegantes, zona norte da cidade, até 1959, quando precisou se transferir, para a zona sul, no bairro da Vila Assunção. A mudança foi devido ao aterro para a construção de um cais novo na cidade e de uma ponte móvel para tráfego de navios. A atual sede inaugurada em 1959 possui uma estrutura náutica completa e por isso navegadores de outros locais do Brasil e de países vizinhos que se aventuram pelas águas interiores, buscam o seu porto para abrigo. Os seus 1.200 associados dispõem de instalações para lanchas e veleiros das classes monotipos e oceano com vagas na água e em terra. Oferece serviços de marcenaria, laminação de fibra de vidro, mecânica de motores, elétrica e pintura.

A sede conta com amplo salão social, bar náutico temático, churrascaria, alojamentos coletivos, apartamentos, piscinas, parques e jardins. Possui ainda uma subsede na ilha Chico Manoel, 20 quilômetros ao sul no rio Guaíba, que é muito freqüentada por seus associados. A ilha é coberta de mata nativa e por ser bem preservada abriga uma variedade de fauna e flora.

decada-1960-3

Sede no Cristal em 1960

Desde o seu surgimento em 1934 o Clube impulsionou a vela no Rio Grande do Sul e tornou-se uma atividade esportiva permanente transmitida por várias gerações. Mas também dedica atenção à vela de cruzeiro, onde até existe uma confraria denominada “Grupo dos Cruzeiristas”, que é guardiã das tradições marinheiras e da navegação.

Atualmente o Clube conta com barcos das classes: Laser, Snipe, Soling, Hobie Cat 16 e 14, Optimist, 420, Oceano, J/24, RGS e Soto40. Tornou-se um dos pioneiros no país em match race quando promoveu pela primeira vez uma competição em 1986. Desde então tem realizado eventos nacionais e continentais desta modalidade.

aerea01

Vista aérea da sede em foto atual

Atualmente o clube é um Núcleo de Vela de Alto Rendimento para treinamento de equipes olímpicas de match race e de vela jovem. Já realizou a final da Copa do Mundo de Match Race, a Grand Final da Nations Cup que reuniu 19 equipes de 13 países e ainda dois campeonatos mundiais da classe Soling. Pelos eventos bem sucedidos recebeu menção honrosa da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Mas o Veleiros do Sul também é conhecido pelas pessoas que vem de fora como um porto amigo, um ambiente fraterno que já ganhou fama pela hospitalidade, marca dos “gaúchos” do sul do Brasil.