Brasileiro de Laser começa em Minas com cinco velejadores do Clube
O 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser abre nesta quinta-feira (19), na represa da hidrelétrica Três Marias, no Noroeste de Minas. A competição, que vai até o dia 27, reunirá cerca de 180 velejadores de 13 estados do País.
O Veleiros do Sul participa com sua delegação formada por Adrion Santos, Gustavo Ziperer, Ader Santos ( todos na Laser Standard), Henrique Dias (Radial e Standard) e Rodrigo Quevedo (Radial). Adrion Santos, pentacampeonato Gaúcho de Laser std em 2011, e vice-campeão Sul-Brasileiro, pretende melhorar do sexto lugar obtido no Brasileiro do ano passado onde venceu na categoria pré-master.
As disputas serão divididas em duas partes: a primeira começa nesta quinta-feir e vai até domingo, com as provas da categoria Radial Feminino e Masculino. No período entre 24 e 27 será a vez dos competidores das categorias Standard e 4.7. Nos oito dias do campeonato, estão programadas dez regatas para cada uma das três classes. Os velejadores partirão do Iate Clube Náutico Três Marias. A competição será a primeira seletiva para os mundiais da International Laser Class Association – ILCA.
Tiro de Canoa
Os pescadores do Velho Chico vão dividir espaço com os grandes nomes da vela nacional. No fim de semana, paralelamente ao 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, acontece o 4º Tiro de Canoa, competição que vai contar com aproximadamente 50 pescadores profissionais, disputando o título de remador mais veloz.
Personagem do processo histórico de ocupação da região e importante no desenvolvimento do setor pesqueiro do Estado, a tradicional canoa é a embarcação destaque na corrida que será no reservatório da Usina Hidrelétrica Três Marias. A competição contará com três categorias: canoa de madeira individual e de duplas, e de voga, embarcação com dois remos muito comum na região do Vale do São Francisco.
Ineditismo
Localizada a 275 km de Belo Horizonte, Três Marias é a primeira cidade do interior do Brasil a receber o Campeonato Brasileiro da Classe Laser. Outro marco inédito é a realização da competição no reservatório de uma usina hidrelétrica. O município banhado pelo Rio São Francisco foi escolhido pelas condições ideais para a prática de vela em um dos maiores lagos do País, com 21 bilhões de metros cúbicos de água, sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, o lago de Três Marias sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser (2008 e 2010) e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard (2009), além das três edições do Tiro de Canoa.
O 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser é organizado pela Associação Brasileira da Classe Laser – ABCL, Prefeitura Municipal de Três Marias e Cemig, que também é patrocinadora do evento juntamente com a Votorantim Metais.
Três Marias
Rica em belezas naturais, Três Marias tem em suas águas um grande potencial turístico e econômico. A cidade é considerada referência para a prática de esportes náuticos e pesca, seja esportiva, profissional ou amadora. Oferece ainda belas praias e ilhas paradisíacas que atraem centenas de apreciadores de caminhadas ecológicas e degustação de pratos típicos, com cardápio abundante em peixes devido à promissora atividade pesqueira da região. O município se destaca por abrigar um dos maiores espelhos de água doce do mundo, sendo revitalizado pela presença do fabuloso e importante Rio São Francisco, e emoldurado por diversas cachoeiras. Além das belezas naturais, Três Marias também se destaca no cenário cultural, com as veredas, verdadeiros oásis do sertão, que inspiraram o consagrado escritor João Guimarães Rosa, em sua maior referência literária: Grande Sertão Veredas.