A briga pelas vagas para o Mundial aumenta na Copa da Juventude

Dia2-capa

A seletiva para o Mundial da Juventude entrou numa fase decisiva para os competidores que lutam pela vaga na equipe brasileira. Nesta sexta-feira foram completadas seis regatas na Copa da Juventude e com direito a um descarte do pior resultado. Os favoritos começam a despontar enquanto outros calculam os pontos e avaliam as chances de chegarem lá.

dia2-4

dia2-3

Na classe Laser Radial masculina o gaúcho Antonio Cavalcanti Rosa não só se manteve na frente como disparou na classificação geral com sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o carioca João Pedro de Oliveira. Toto, como é conhecido, chegou em 10º lugar na sexta regata, seu pior resultado, mas foi compensado por quatro vitórias até agora. Já na Laser Radial feminina a briga está acirrada entre a gaúcha Júlia Fernanda Silva e catarinense Maria Cristina Boabaid, ambas empatadas com sete pontos. As duas andam parelhas na raia e essa disputa promete ir até a final.

dia2-5

dia2-2

Na classe 420 as duplas masculina e feminina representaram o Brasil no Mundial da Juventude de 2011, na Croácia, e agora buscam novamente a classificação. Os paulistas Ricardo Paranhos e Patrick Essle obtiveram cinco vitórias nas seis regatas e estão com cinco pontos na frente da dupla segunda colocada, Daniel Lombardi e Gabriel Nad Sequeira (RJ). Na feminina Viviam de Alencastro Guimarães e Marcela Rocha Moura (RJ) também estão com cinco pontos à frente das segundas colocadas Isabele Oliveira Caldeira e Julia Ribeiro Pessine (SP).

dia2-6

Os atuais campeões mundiais da Juventude na classe Hobie Cat 16, Martin Manzoli Lowy e Kim Vidal de Andrade (SP) continuam invictos na competição e são claramente os favoritos a fazerem parte da equipe brasileira para o Mundial de 2012 que será em Dun Laoghaire, Irlanda, entre os dias 12 e 21 de julho. Na segunda colocação estão os gaúchos Ricardo Welter Lis e João Felipe Kraemer. Na 29 er os cariocas Vladimir Estoup e Breno Alex Osthoff estão na liderança, mas os vices Rodrigo Fasolo e Martin Rump (RS) melhoraram a performance nesta sexta-feira, venceram a última regata, e a diferença caiu para quatro pontos entre as duplas. Na RS X feminina Wendy Stockler Soares (RJ) venceu todas as regatas disputadas na Copa e deve confirmar seu nome para o Mundial. Na RS X masculina houve uma inversão de posições entre os dois únicos competidores na classe. Yago Honório Carvalho (RJ) assumiu a liderança e Felipe Beltran Alencar (RJ) ficou em segundo lugar. A diferença entre eles é de dois pontos.

Dia1-10


Dia1-11

As condições de tempo nesta sexta-feira no rio Guaíba em Porto Alegre estavam boas para as regatas. O vento foi de direção sul e variou de 10 a 15 nós de intensidade. A Copa da Juventude conta com a participação de 62 velejadores com idade até 19 anos. Neste sábado as regatas começam às 13 horas. A competição é da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers) com a realização dos clubes Veleiros do Sul e dos Jangadeiros.

Súmulas completas veja no site em Regatas - Resultados