Equipe do Don’t Let Me Down vence o Brasileiro de Soling

diaFinal11

A tripulação formada por Flávio Quevedo, Jonathan Câmara e André Renard do barco Don’t Let Me Down conquistou o título do Campeonato Brasileiro da classe Soling que terminou neste domingo (18) no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Na vice-colocação ficou o Diferencial, com Nelson Ilha, Manfredo Flöricke e Felipe Ilha. E em terceiro lugar Guilherme Roth, Carlos Alberto Trein e Roger Lamb.

diaFinal07
Comemoração na regata final

diaFinal06

A disputa pelo título de 2012 ficou mais concentrada entre as duas primeiras tripulações do campeonato. Desde o início já havia uma luta particular entre as equipes pela liderança. Na etapa final neste fim de semana os dois estavam empatados na pontuação, mas o Don’t Let  Me Down velejou melhor, com uma vitória folgada na última regata, garantindo o primeiro título brasileiro da classe para os seus tripulantes.

 

diaFinal03

diaFinal04

“Nós conseguimos uma boa média de pontos na classificação e isso nos ajudou chegar à vitória. Nosso pior resultado era um 4º lugar que foi descartado. O campeonato foi difícil pelo equilíbrio e principalmente no penúltimo dia, devido ao vento variado na raia,” disse Flávio Quevedo que no Brasileiro deixou sua posição de meio no barco para assumir o leme no lugar do timoneiro titular Cícero Hartmann. O Don’t Let  Me Down também foi o campeão da categoria Classic, barcos com fabricação anterior a 1980 e levou o Troféu rotativo José Lúcio Glomb.

diaFinal01

diaFinal05

A equipe do Diferencial vinha num “mano a mano” com o Don’t  Let Me Down, chegou a ficar na liderança do campeonato no sábado. No entanto na sétima regata chegou em sétimo lugar e isso acabou tirando qualquer chance de brigar pela vitória do Brasileiro. “Na ida para raia encalhamos num banco que desconhecíamos naquele local, e ficou uma bola de barro grudada em nossa quilha. Sentimos que o barco não estava rendendo, mas só descobrimos o motivo no intervalo entre as duas regatas finais,” comentou Nelson Ilha.

diaFinal08

No total foram realizadas oito regatas em duas etapas na raia de Ipanema, no Guaíba. O campeonato foi quase todo de vento de intensidade fraca, em torno dos 7 nós. Participaram 12 barcos de Porto Alegre e um da cidade de Rio Grande.

diaFinal09

diaFinal10


Classificação final do Brasileiro

1º Flávio Quevedo, Jonathan Heit Câmara, André Renard (VDS) pontos - 14

2º Nelson Horn Ilha, Manfredo Floricke, Felipe Ilha (VDS) 20

3º Guilherme Roth, Carlos Alberto Trein, Roger Lamb (VDS) 23

4º Marcos Pinto Ribeiro, Frederico Sidou, Lucio Pinto Ribeiro (VDS) 28

5º Fernando Krahe, Leonardo Gomes, Rafael Paglioli (CDJ) 29

6º Niels Rump, Gustavo Thiesen, Andre Serpa (VDS) 33

7º Kadu Bergenthal, Isaak Radin, Gabriel Nogueira da Graça (VDS) 47

8º Henrique Horn Ilha, Gustavo Ilha, Eduardo Devilla (RGYC) 59

9º Fabio Pillar, Marcelo Azevedo, João Pedro Beccon (CDJ) 59

10º Diego Quevedo, Julio Martini, Carlos Bombardelli (VDS) 65

11º Marcus Silva, Regis Silva, Miguel Petkovickz (VDS) 73

12º Eduardo Cavalli, Gustavo Cestari, Ismael Rockett (VDS) 73

13º José Ortega, Paulo L. Ribeiro, Matheus Winck (VDS) 83


Categoria Master: José Ortega, Paulo L. Ribeiro, Matheus Winck