ARTIGO: Henrique Ilha relata colisão em obstáculo no Guaíba
Veterano das águas da Lagoa dos Patos, neste final de semana o velejador Henrique Ilha foi surpreendido por um obstáculo no fundo do Guaíba, fora da zona das obras do PISA (Projeto Integrado Socioambiental). Felizmente o choque não resultou em lesão, mas danificou o veleiro Aquário II. Acompanhe o relato e fique atento ao navegar na área descrita:
Domingo, dia 18 de março, navegava de retorno ao VDS acompanhando os participantes das regatas do Campeonato Brasileiro de Soling, recém findas.
Navegava a motor, a 4,5 nós, quando abalroei algo submerso, inicialmente com o patilhão, e após com o leme, cuja ferragem inferior de fixação foi arrancada do casco.
Meu barco cala 1,10m, tanto no patilhão quanto no leme a água estava baixa. Meu convés, ao sair,estava 40cm abaixo do nivel do trapiche o obstáculo está no alinhamento do canalete, visando a chaminé do Gasômetro, menos de meia milha ao sul do través da ilha das Pedras Brancas.
Como sabemos, não existe órgão responsável pela identificação e remoção destes impecilhos. Sugiro que nós, os navegadores que insistem em singrar as águas fora dos canais dragados nos unamos e com os recursos dos clubes efetuemos sua remoção.
Contem comigo para auxiliar.
Henrique Ilha