Dupla cruza a Lagoa dos Patos em caiaques e visita Ilha Chico
Um relato bem interessante do associado Plínio Fasolo no Facebook do VDS chamou a atenção neste final de semana. No domingo de manhã, os associados que aproveitavam a ilha Chico, entre eles o prefeito da ilha, Luiz Morandi, o Henrique Ilha e Plínio Fasolo receberam dois visitantes.
Eram os professores do Colégio Militar de Porto Alegre, Coronel Hiram Reis e Silva e Hélio Riche Bandeira que chegaram até a ilha de caiaque. A causa do exercício foi bem nobre: "Para comemorar os 100 anos do Colégio Militar, Silva e Bandeira planejaram e executaram essa viagem com dois caiaques oceânicos. Partiram da praia do Laranjal no dia 12 e chegaram na ilha Chico no domingo pela manhã", relatou Plínio Fasolo.
Conforme o site do Colégio Militar de Porto Alegre, o Cel. Reis e Silva e o professor Bandeira resolveram homenagear o centenário da escola de uma forma diferente.
Durante o trajeto, fizeram paradas nas cidades costeiras, interagiram com populares e entidades, divulgando o centenário da escola. Eles partiram de Pelotas no dia 14 em dois caiaques e navegaram por toda a Lagoa dos Patos e após remarem por cerca de 265 quilômetros, apoiados pelo barco do Coronel da BM Sérgio Pastl, chegaram no domingo, dia 22, a ilha Francisco Manoel e posteriormente à Praia de Ipanema, onde encerraram a aventura.
O Coronel Hiram tem experiência neste tipo de desafio. Ele já fez a descida dos rios Solimões/Amazonas de caiaque e fez o relato da experiência no livro 'Desafiando o Rio-Mar - Descendo o Solimões', da Edipucrs.