Kiteboarding escolhido para a Olimpíada do Rio em 2016. Veja a lista completa dos equipamentos anunciados pela ISAF
Entra Kitesurf e sai o Windsurf. Nacra 17 foi o escolhido para a classe multicascos
Fonte ISAF
O Conselho ISAF votou neste sábado (5) pela substituição do Windsurf pelo Kiteboarding para homens e mulheres. O Conselho confirmou ainda equipamento que será usado para Catamarã misto e Skiff Feminino. O FX Mackay - FX 49er, foi escolhido ontem como skiff para duas mulheres e hoje o catamarã Nacra 17 se junta à família de equipamento olímpico depois de ter sido selecionado para a classe multicascos, dois tripulantes misto. O FX 49er recebeu a maioria dos votos do Conselho da ISAF no primeiro turno após as seis classes em avaliação que foram reduzidas a apenas três, o 29erXX, o RS900 e o FX 49er. Leia mais sobre o FX 49 er aqui
Vídeo Nacra 17
Houve um debate igualmente animado na manhã do último dia da reunião do Conselho, da Reunião Semestral da ISAF, que termina neste sábado na Itália, para decidir o equipamento a ser selecionado para o barco multicascos misto. Depois de discutir as recomendações do Painel de Avaliação, da Comissão de Material e da Comissão de Eventos, o Conselho votou entre o Nacra 17 e o Viper, mas o Nacra 17 garantiu a maioria dos votos. A discussão final sobre os equipamentos para a Competição de Vela na Olímpíada de 2016 foi sobre uma categoria para homens e mulheres. O Conselho votou a favor do Kitesurf.
Em novembro de 2011, um grupo de avaliação foi nomeado para examinar formatos de kitesurf com o Conselho para a Olimpíada Rio 2016, definidos então como "windsurf e / ou kitesurf". O Grupo de Avaliação recomendou a entrada do Kiteboarding na família dos eventos ISAF, incluindo também a ISAF World Cup e a ISAF Sailing World Championships, mas o Conselho foi um passo adiante e selecionou o kiteboarding para a Competição de Vela Olímpica nos Jogos do Rio 2016.
A ISAF Windsurf e Kitesurf Comitê examinarão e irão fazer recomendações ao Conselho sobre a implementação da inclusão de Kitesurf, na sua reunião em novembro de 2012 na Conferência Anual da ISAF.
O presidente da ISAF Göran Petersson disse: "Estes anúncios marcam uma nova era para a vela e congratulamo-nos com as novas classes na família ISAF. As seleções de equipamentos cumpriram os critérios definidos pelo Painel de Avaliação e estamos ansiosos para ver os barcos não só nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas na ISAF Sailing World Cup e da ISAF Sailing World Championships.
"O Kiteboarding provou-nos que está pronto para ser incluído na lista de eventos de prestígio da ISAF e é uma adição fantástica para o programa de vela dos Jogos Olímpicos de 2016."
As classes para os Jogos Olímpicos de 2016 estão confirmados como:
Kiteboarding homens
Kiteboarding da Mulher
Dingue homens um tripulante - Laser
Dingue mulheres uma tripulante - Laser Radial
Dingue homens um tripulante (pesado) - Finn
Dingue homens dois tripulantes - 470
Dingue mulher dis tripulantes - 470
Skiff masculino - 49er
Skiff Mulher - 49er FX
Misto de duas pessoas Catamarã - Nacra 17
Estas classes farão parte no Mundial de Vela ISAF 2012 - 2013, que começa em Melbourne em dezembro e vão se reunir em Santander, Espanha em 2014 para a ISAF Sailing World Championships.
O Conselho da ISAF aprovou também as candidaturas de Kosovo (Grupo C) e Vietnã (Grupo K) para o status de membros plenos da entidade.