Crioula retoma Sul-Americano de S40 em Ilhabela em junho

criarolex_p

Fonte: Imprensa Mitsubishi

Comandados por alguns dos melhores velejadores do mundo, os monotipos S40 irão proporcionar grandes disputas na terceira temporada da Mitsubishi Sailing Cup. Nomes como Samuel Albrecht, Torben Grael, Lars Grael,  Guillermo Parada, Mariano Parada, Javier Conte, Francisco Bruni, Vasco Vascotto, Dag Von Appen, Maciel Cicchetti e Eduardo de Souza Ramos prometem agitar os litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ) nos meses de junho e agosto.


"Para nós, competidores, é um incentivo extra saber que quando conseguimos bons resultados, quer dizer que tivemos realmente um bom desempenho, já que o nível dos outros velejadores é muito alto. Pensando como equipe, é uma oportunidade de aprender com a experiência de renomados velejadores, tentando assim melhorar a cada dia", afirma Guillermo Parada, comandante do barco chileno Pisco Sour e considerado o melhor velejador argentino nos anos de 1982, 1983, 1987 e 2010.

Para intensificar ainda mais as regatas da classe considerada a Fórmula 1 da vela, tanto pela velocidade quanto pela modernidade, a Mitsubishi Sailing Cup será válida pela 3ª e 4ª etapas do Campeonato Sul-Americano da Classe S40, competição organizada por Iates Clubes do Brasil, Chile e Argentina.

"As expectativas são grandes. Se considerarmos o nível das últimas duas edições da Mitsubishi Sailing Cup, em relação aos participantes e à organização, e também o fato da prova fazer parte do circuito sul-americano, podemos esperar duelos muito competitivos", exalta Mariano ‘Cole’ Parada, tático do barco argentino Patagônia e seis vezes campeão mundial de vela.

 

CASUR12_mc_6912

Brasileiros
Detentor de 5 medalhas olímpicas e considerado o melhor velejador do mundo em 2009 após a conquista da maior regata volta ao mundo, Torben Grael foi o tático da embarcação que ficou na 2ª colocação da classe S40 em 2011. Em 2012, a bordo do veleiro Mitsubishi / Energisa, o velejador espera chegar ainda mais alto no pódio.

"Ano passado tivemos problemas nas primeiras etapas e depois no final fomos muito bem, ganhando a última etapa com folga. Nossa intenção é tentar manter o alto nível e, quem sabe, melhorar ainda mais", explica Grael, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Atlanta 1996.

Samuel Albrecht, tricampeão brasileiro de oceano, comandará o Crioula. Com apenas um novo integrante em sua tripulação, o velejador espera usar toda a experiência adquirida nos dois últimos anos para disputar as primeiras colocações na Mitsubishi Sailing Cup 2012.

"As expectativas são boas. Todos estão treinando muito. A tripulação será praticamente a mesma do ano passado, apenas com um integrante novo, que é um navegador italiano que nos ajudou muito nas etapas do Chile do Sul-americano. Por estar com a mesma equipe, o entrosamento será nosso ponto forte", exalta Albrecht.

A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25. Ao longo do evento, serão 16 regatas, com até três descartes.

Calendário 2012
1ª Etapa - 21 e 24 de Junho, em Ilhabela (SP)
2ª Etapa - 9 a 12 de Agosto, em Búzios (RJ)