Crioula começa na liderança da Mitsubishi Sailing Cup em Buzios
Da assessoria do evento
A Mitsubishi Sailing Cup retornou aos mares nesta quinta (09). As classes S40 e HPE 25 realizaram duas regatas na raia de Búzios, no Rio de Janeiro, sob um céu totalmente aberto, ondas de quase dois metros e ventos que chegaram a 19 nós.
Os veleiros iniciaram as provas às 12h30. Os participantes enfrentaram uma primeira regata barla/sota com quatro pernas. Em mais de uma hora, os ventos variaram entre 12 e 13 nós e deixaram a disputa bastante irregular, com os veleiros Entel e Crioula se alterando na liderança. Ao final, vitória do brasileiro.
"É muito bom começar com vitória. Esperamos muitos ventos amanhã, em uma velejada bem radical, igual hoje", explica tático do Crioula, Samuel Albrecht.
Já na segunda regata, quem saiu-se melhor foi o argentino Patagônia. Com duração de seis pernas, mar mais agitado, com ondas de até dois metros, e vento mais forte, a experiência do tático da embarcação e hexacampeão mundial de vela, Mariano ‘Cole’ Parada, foi fundamental. O desempenho, inclusive, lembrou bastante a primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup, em que o veleiro foi campeão.
"É sempre bom conseguiu resultados positivos. Hoje velejamos bem, sem tomar riscos, e o barco estava bastante rápido. Nessa hora, a experiência conta bastante. Claro que uma boa tripulação precisa também de sorte. Estamos começando aqui e ainda faltam seis provas, mas, por enquanto, estamos contentes", afirma Mariano.
Com a soma dos resultados das duas regatas desta quinta, a classe S40 na Mitsubishi Sailing Cup, que este ano é válida pelo Circuito Sul-americano, tem como líder o Brasileiro Crioula, com 3 pontos perdidos, um a menos que o Patagônia, com 4 pontos perdidos. O terceiro colocado é o chileno Entel, com 8 pontos perdidos.
HPE 25
Na classe HPE 25, duas regatas, de quatro pernas cada, agitaram esta quinta. Assim como na temporada passada da Mitsubishi Sailing Cup, o veleiro Ginga voltou a apresentar-se bem na raia de Búzios e está na liderança geral da classe.
"Nós ganhamos aqui no ano passado e, este ano, viemos uma semana antes para treinar e isso nos ajudou. Hoje o vento estava muito forte e com ondas grandes, exigindo muito do barco e da tripulação. Então, mostramos força e estamos muito felizes de começar com o pé direito", exalta Breno Chvaicer, comandante do Ginga e vencedor da primeira regata.
Quem também destacou-se no dia foi o Bixiga, de Pino Marco di Segni, que conseguiu uma vitória na segunda regata. "Foi uma prova bastante diferente de Ilhabela pelas condições meteorológicas. Então a estratégia mudou bastante, fazendo com que uma boa largada fosse fundamental para chegar na frente", explica di Segni, segundo colocado na geral.
O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40 e HPE25.
Mais uma vez, a competição conta com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, além de um barco 100% feminino comandado por Martine Grael.
Resultados acumulados após duas regatas:
Classe S40
1. Crioula (BRA) - (1 + 2) - 3 pontos perdidos
2. Patagonia (ARG) - (3 + 1) - 4 pp
3. Entel (CHI) - (2 + 6) - 8 pp
4. Mitsubishi Motors (CHI) - (4 + 4) - 8 pp
5. Claro (CHI) - (6 + 3) - 9 pp
6. Carioca (BRA) - (5 + 7 ) - 12 pp
7. Mitsubishi / Energisa (BRA) - (9 + 5) - 14 pp
8. Movistar (CHI) - (7 + 8 ) - 15 pp
9. Pisco Sour (CHI) - (8 + 9) - 17 pp
10. Pajero / Gol (BRA) - (10 + 10) - 20 pp
11. Vesper III (BRA) - (11 + 11) - 22 pp
12. Santander (CHI) - (NC *+ NC) - 26 pp
HPE 25
1. Ginga (BRA) - (1 + 2) - 3 pontos perdidos
2. Bixiga (BRA) - (5 + 1) - 6 pp
3. Atik (BRA) - (4 + 3) - 7 pp
4. Repeteco I (BRA) - (3 + 4) - 7 pp
5. Corum (BRA) - (2 + NC) - 13 pp
6. Relaxa Next (BRA) - (8 + 5) - 13 pp
7. Ser Glass Eternity (BRA) - (7 + 6) - 13 pp
8. Artemis (BRA) - (6 + 7) - 13 pp
9. Aventura (BRA) - (9 + 8) - 17 pp
10. Fit to Fly (BRA) - (10 + 9) - 19 pp
* Não classificou