Crioula está na segunda colocação na Mitsubishi Sailing Cup

1mitcup2_p

 

 


O S40 Crioula, do comandante Eduardo Plass, do VDS, perdeu a liderança nesta sexta-feira para o argentino Patagônia, mas está na vice-colocação. Comentário no twitter do tático Samuel Albrecht: “Crioula hoje 4º e 3º. Na segunda regata quebramos uma das catracas e tivemos muitos problemas! Barco andando bem e ficamos na segunda colocação na geral!”


Da assessoria do evento

O veleiro argentino Patagônia e o brasileiro Ginga foram os grandes destaques desta sexta (10) na Mitsubishi Sailing Cup. Nas duas regatas realizadas em Búzios (RJ), a experiência dos tripulantes de ambos os barcos fez toda a diferença nas provas, já que os ventos estavam mais fortes do que na abertura da etapa, chegando a 20 nós.

Em mais um dia com o céu sem nuvens e muito sol, os competidores tiveram uma primeira regata barla-sota com quatro pernas de 1,9 milha (3,5 km) cada, com ventos leste de 14 a 17 nós. Na 3ª prova da etapa, o Patagônia, que tem como tático o hexacampeão de vela Mariano ‘Cole’ Parada, liderou a disputa do início ao final.

sailing12_1

"Foi um bom dia para nós. Na primeira regata, tivemos uma boa saída e o barco estava rápido. Controlamos a prova do começo ao fim e isso nos fez líderes na classificação geral. É muito bom estar na ponta. Ainda estamos na metade da competição, mas esperamos continuar assim", afirma Mariano. "Búzios é impressionante. É maravilhoso velejar aqui. Não se pode pedir mais", completa.

Na segunda regata, quem tomou a dianteira foi o chileno Claro. A tripulação de Dag Von Apen superou as condições mais adversas até agora na Mitsubishi Sailing Cup, com ventos leste de 20 nós e mar muito agitado, para chegar em primeiro.

"Merecemos a vitória da segunda regata de hoje. Ficamos a frente quase toda a regata. Quando temos ventos fortes, a estratégia é não cometer erros de manobras, navegar conservadoramente. Com isso, a chance de liderar a flotilha é maior. O resto é velocidade e um pouco de tática. E fizemos isso hoje", conta o tático do veleiro, Frederico Calabrese.

sailing12_2

Com a somatória das quatro regatas disputadas até agora, quem lidera a Mitsubishi Sailing Cup, na classe S40, é o argentino Patagonia, com 7 pontos perdidos (pp). Na segunda colocação vem o brasileiro Crioula, com 10 pp, seguido do chileno Claro, com 13 pp.

Classe HPE 25

Na classe HPE 25, quem está traçando, a cada dia, o caminho para a vitória da etapa de Búzios da Mitsubishi Sailing Cup é o veleiro Ginga, de Breno Chvaicer. Após uma vitória na última quinta-feira, o barco paulista ficou com a primeira colocação nas duas regatas de quatro pernas desta sexta, somando agora apenas cinco pontos perdidos na geral.

"Hoje havia um pouco mais de ondas, então foi um dia difícil, mas muito emocionante. Nessas horas, a experiência ajuda. Algumas lições de vela, como a de treinar bastante, mostram que quanto mais horas na água, mais vitórias. Também, o fato de ter uma equipe harmoniosa é um diferencial", explica Breno.

Agora com 5 pontos perdidos, o Ginga lidera, seis pontos a frente do Bixiga, de Pino Marco di Segni (11 pp), e 11 a frente do Repeteco I, de Fernando Haaland (16 pp).

O evento

A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40 e HPE25.

Resultados acumulados após quatro regatas:

Classe S40

1. Patagonia (ARG) - (3 + 1 + 1 + 2) - 7 pontos perdidos

2. Crioula (BRA) - (1 + 2 + 4 + 3) - 10 pp

3. Claro (CHI) - (6 + 3 + 3 + 1) - 13 pp

4. Mitsubishi Motors (CHI) - (4 + 4 + 2 + 10) - 20 pp

5. Entel (CHI) - (2 + 6 + 10 + 5) - 23 pp

6. Movistar (CHI) - (7 + 8 + 6 + 4) - 25 pp

7. Carioca (BRA) - (5 + 7 + 7 + 8) - 27 pp

8. Pisco Sour (CHI) - (8 + 9 + 8 +6) - 31 pp

9. Mitsubishi / Energisa (BRA) - (9 + 5 + 9 + 9) - 32 pp

10. Santander (CHI) - (NC *+ NC + 5 + 7) - 38 pp

11. Pajero / Gol (BRA) - (10 + 10 + 11 + 11) - 42 pp

12. Vesper III (BRA) - (11 + 11 + 12 + 12) - 46 pp

HPE 25

1. Ginga (BRA) - (1 + 2 + 1 + 1) - 5 pontos perdidos

2. Bixiga (BRA) - (5 + 1 + 3 + 2) - 11 pp

4. Repeteco I (BRA) - (3 + 4 + 6 + 3) - 16 pp

3. Atik (BRA) - (4 + 3 + 5 + 5) - 17 pp

6. Relaxa Next (BRA) - (8 + 5 + 4 + 4) - 21 pp

5. Corum (BRA) - (2 + NC + 2 + DSC**) - 13 pp

8. Artemis (BRA) - (6 + 7 + 8 + 6) - 27 pp

7. Ser Glass Eternity (BRA) - (7 + 6 + 7 + DSC) - 31 pp

9. Aventura (BRA) - (9 + 8 + 9 + 8) - 34 pp

10. Fit to Fly (BRA) - (10 + 9 + 10 + 7) - 36 pp

* Não classificou

** Desclassificado