Patagônia é campeão antecipado da classe S40 na Mitsubishi Sailing Cup. Crioula mantém vice-colocação

criarolex2_p

Veleiro Crioula, do VDS, se mantém na segunda colocação na etapa de Búzios

 

Da assessoria de imprensa do evento

A terceira temporada da Mitsubishi Sailing Cup conheceu seu campeão da classe S40 neste sábado (11). Com o desempenho impecável na etapa de Búzios, na qual garantiu o título, somado ao resultado positivo da etapa de Ilhabela, o argentino Patagônia ficou com a primeira colocação geral da edição 2012 da competição de forma antecipada. Na HPE 25, o Ginga também sagrou-se campeão da etapa por antecipação. O campeonato da classe HPE ainda está em aberto e será decidido na última regata deste domingo.

patagonia



"A verdade é que tudo correu muito bem tanto em Ilhabela, quanto em Búzios. O barco está muito rápido e a tripulação é sensacional. Além de tudo, não tivemos nenhum problema ao longo das regatas, o que torna o trabalho muito mais fácil. Já queríamos definir o campeonato hoje e conseguimos. Estamos muito felizes", afirma o tático do Patagonia e hexacampeão mundial de vela, Mariano ‘Cole’ Parada.


Além de conquistar a competição da Mitsubishi, o veleiro Patagonia também deu um passo importante no Circuito Sul-americano da Classe Soto 40, que este ano conta com duas etapas na Mitsubishi Sailing Cup e competições no Chile e Argentina. Até então na quarta colocação geral, o veleiro conseguiu recuperar vários pontos em relação ao chileno Pisco Sour e agora está em segundo lugar.


"Amanhã faremos uma regata comemorativa, mas pensando no Circuito Sul-americano. Quando chegamos ao Brasil para as provas da Mitsubishi Sailing Cup, estávamos 40 pontos atrás dos líderes e, com as vitórias, subimos para segundo, apenas 10 pontos atrás. Vamos decidir agora em Buenos Aires, com os dedos cruzados para que dê tudo certo", explica Mariano.


Regatas de Sábado na Classe S40

Em mais um dia de sol no litoral de Búzios, os doze veleiros da classe S40 competiram em uma primeira regata de quatro pernas de 1,9 milha (3,5 km) cada, com vento leste que variou de intensidade ao longo da prova. Largando com 18 nós, o vento caiu para 14 nós logo após a segunda perna. Ao final, o vento voltou a aumentar, agitando mais o mar e também a briga pelas primeiras colocações. Melhor para o veleiro chileno Movistar, de Ramon Eluchans, que teve uma boa largada e liderou quase toda a regata.

s40B3


Na segunda regata, com o vento de 15 nós e mar mexido, o veleiro Patagonia usou seu conhecimento da raia para cruzar a boia final após quatro pernas a frente dos outros barcos S40.


Já na última regata do dia, com vento leste um pouco mais fraco, de 14 nós, o veleiro da casa, Carioca, chegou a sua primeira vitória. A conquista veio como "prêmio" por terem levado o troféu de tripulação destaque da etapa de Ilhabela por sua evolução como equipe.


"Foi muito bom ter conquistado o destaque da etapa. Nós realmente viemos de uma condição difícil, investimos, treinamos, colocamos o barco para navegar. Agora, precisamos continuar competindo para acertar alguns pequenos detalhes", exalta o comandante, Roberto Martins.


HPE 25

Na classe HPE 25, o Ginga foi o vencedor da etapa de Búzios da Mitsubishi Sailing Cup. Com quatro vitórias em sete regatas, até agora, o veleiro de Breno Chvaicer foi soberano em Búzios, recuperando-se do resultado ruim em Ilhabela (SP). A equipe luta agora pelo título geral da competição, na qual está três pontos atrás do Relaxa Next, de Roberto Albernaz.

"Essa vitória hoje nos dá mais ânimo para a última regata de amanhã. Tentaremos de tudo para ficar com a primeira colocação na geral. Estamos muito empolgados e uma vitória seria muito importante para a nossa colocação", afirma o baloneiro do Ginga, Juan de la Fuente.


Neste sábado, a classe HPE 25 realizou três regatas, de quatro pernas cada. Vencedor da etapa de Ilhabela (SP), o veleiro Atik, comandado por Henrique Haddad, vice-campeão mundial de Match Race, e único HPE carioca na competição, conquistou a primeira regata com uma larga vantagem em relação aos outros competidores.


"As condições de vento estavam excelentes. Búzios está em seus dias clássicos com ventos leste, entre 15 e 20 nós. Como os nossos barcos são planadores, esse vento forte e ondas, fica muito divertido. E, ainda, começamos o dia bem, liderando toda a prova", conta o tático do veleiro, Victor Demaison.


Na segunda regata da classe HPE 25, o Relaxa Next, de Roberto Albernaz, que até a quinta regata da competição havia conseguido uma quarta colocação como melhor resultado, chegou em primeiro, encostando assim nos líderes da classificação geral. Já na prova final, o líder da classe HPE 25, Ginga, de Breno Chvaicer, venceu a quarta regata de sete disputas até agora.


O evento

A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40 e HPE25.

Mais uma vez, a competição conta com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, além de um barco 100% feminino comandado por Martine Grael.



Resultados acumulados após sete regatas (com um descarte)


Classe S40

1. Patagonia (ARG) - (1 + 1 + 2 + 2 + 1 + 2) - 9 pontos perdidos
2. Crioula (BRA) - (1 + 2 + 4 + 3 + 4 + 5) - 19 pp
3. Claro (CHI) - (3 + 3 + 1 + 5 + 3 + 6) - 21 pp
4. Mitsubishi Motors (CHI) - (4 + 4 + 2 + 6 + 2 + 5) - 23 pp
5. Movistar (CHI) - (7 + 6 + 4 + 1 + 6 + 3) - 27 pp
6. Pisco Sour (CHI) - (8 + 8 + 6 + 3 + 4 + 4) - 33 pp
7. Carioca (BRA) - (5 + 7 + 7 + 8 + 8 + 1) - 36 pp
8. Entel (CHI) - (2 + 6 + 5 + 10 + 8 + 7) - 38 pp
9. Mitsubishi / Energisa (BRA) - (9 + 5 + 9 + 9 + 7 + 7) - 46 pp
10. Santander (CHI) - (NC* + 5 + 7 + 9 + 9 +8) - 51 pp
11. Pajero / Gol (BRA) - (10 + 10 + 11 + 11 + 11 + 9) - 62 pp
12. Vesper III (BRA) - (11 + 11 + 12 + 12 + 12 + 11) - 69 pp

HPE 25

1. Ginga (BRA) - (1 + 2 + 1 + 1 + 3 + 1) - 9 pontos perdidos
2. Bixiga (BRA) - (1 + 3 + 2 + 4 + 3 + 2) - 15 pp
3. Relaxa Next (BRA) - (5 + 4 + 4 + 2 + 1 + 3) - 19 pp
4. Atik (BRA) - (4 + 3 + 5 + 5 + 1 + 4) - 22 pp
5. Repeteco I (BRA) - (3 + 4 + 3 + 5 + 5 + 4) - 24 pp
6. Corum (BRA) - (2 + 2 + DSC** + NC + 2 + 6) - 34 pp
7. Artemis (BRA) - (6 + 7 + 6 + 6,75 + 6,75 + 6,75***) - 39, 25 pp
8. Fit to Fly (BRA) - (9 + 10 + 7 + 6 + 7 + 5) - 44 pp
9. Aventura (BRA) - (8 + 9 + 8 + 7 + 8 +7) - 47 pp
10. Ser Glass Eternity (BRA) - (7 + 6 + 7 + NC + NC + NC) - 53 pp

Resultado acumulado somando as oito regatas de Ilhabela + sete regatas de Búzios, contando com três descartes:


Classe S40

1. Patagonia (ARG) - 22 pontos perdidos
2. Crioula (BRA) - 46 pp
3. Pisco Sour (CHI) - 50 pp
4. Mitsubishi Motors (CHI) - 50 pp
5. Claro (CHI) - 54 pp
6. Movistar (CHI) - 56 pp
7. Carioca (BRA) - 71 pp
8. Entel (CHI) - 80 pp
9. Santander (CHI) - 88 pp
10. Mitsubishi / Energisa (BRA) - 94 pp

HPE 25

1. Relaxa Next (BRA) - 20 pontos perdidos
2. Atik (BRA) - 22 pp
3. Ginga (BRA) - 23 pp
4. Bixiga (BRA) - 31 pp
5. Repeteco I (BRA) - 37 pp
6. Fit to Fly (BRA) - 59 pp
7. Corum (BRA) - 66 pp
8. Ser Glass Eternity (BRA) - 99 pp
9. Artemis (BRA) - 116, 25 pp
10. Aventura (BRA) - 125 pp