VDS oferece aulas práticas no curso preparatório para Arrais Amador
O Veleiros do Sul é um dos primeiros clubes náuticos no país a oferecer aulas práticas no curso preparatório de Arrais Amador, implementando a nova exigência da Marinha do Brasil de 10 horas/aula práticas como requisito para a habilitação.
As mudanças nas normas que regem a habilitação da categoria de amadores para condução de embarcações de esporte e recreio entraram em vigor no começo do mês de julho. Com as novas regras da Marinha do Brasil, o candidato precisar além das aulas teóricas de navegação, aulas práticas para obter a Carteira de Habilitação de Amador (CHA). As principais alterações são relacionadas às emissões das Carteiras de Habilitação para Amadores e Motonautas (praticantes de jet ski ou moto aquática). Para a categoria de motonauta serão necessárias, no mínimo, quatro horas de aulas práticas, já para Arrais Amador (categoria de navegação) são necessárias as 10 horas de embarque acompanhado de pessoal qualificado em embarcações de esporte ou recreio.
A primeira turma beneficiada pelas normas na Escola de Vela Minuano encerrou nesta quinta-feira as suas aulas teóricas com a supervisão do professor Marcos Heintz. Foram 11 horas práticas no Rio Guaíba com os alunos Elisiane Fortes, Alexandre Heineck, Jair Rosa e José Claudir Machado. Os alunos estão se habilitando para a condução de lanchas.
Alexandre Heineck comenta que teve iniciação na náutica ainda criança, no Optimist. Mas depois de um tempo afastado retomou a náutica com a lancha e agora se habilita para poder conduzir as embarcações. "Ás vezes tu achas que é só sair navegando, que é muito fácil, mas é preciso saber muito mais, precisa adquirir técnica e a aula teórica é fundamental para isso", observa.
A Escola de Vela Minuano, além do ensino da vela a adultos e crianças, também realiza cursos preparatórios para os exames de Arrais e Capitão Amador, realizado pela Capitania dos Portos. Mais informações pelo e-mail evm@vds.com.br ou pelo telefone 3265 1733 ramal 3 ou 4.