Negra vence etapa da Mitsubishi Sailing Cup. Crioula do VDS ficou em segundo lugar
Tripulação comemora vitória em Ilhabela e se fortalece para as próximas etapas do circuito, que serão realizadas em Búzios e, depois, Rio de Janeiro. O Crioula, do Veleiros do Sul, sob o comando de Samuel Albrecht, foi o vice-campeão e contou com George Nehm (timoneiro), Renato Plass, Eduardo Plass, Frederico Plass, Alexandre da Rosa, Fabrício Streppel, Diego Garay e Geison Mendes na tripulação.
Por Mariane Thamsten
Em Ilhabela (SP)
Veleiro uruguaio Negra, vencedor da primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup |
A equipe do Negra, campeão do ano passado, confirmou o favoritismo e venceu a primeira etapa da 2ª temporada da Mitsubishi Sailing Cup, em Ilhabela, litoral paulista, que finalizou neste domingo.
O Negra, que completou as duas regatas realizadas no dia na segunda posição, fechou esta fase com 26 pontos perdidos e subiu no lugar mais alto do pódio da categoria Classe S40.
"Essa vitória se dá a um conjunto de coisas: a tripulação é muito forte e está afinada a um barco de alta performance como o S40. Para mim, que participo da equipe pela primeira vez, me sinto muito honrado por ter um grupo tão unido e concentrado a bordo. Vamos comemorar muito agora, mas também pensando no treino para as próximas etapas, antecipa o tático do barco Negra, Francesco Bruni."
O segundo colocado na classificação geral foi o barco Crioula, do Rio Grande do Sul, comandado por Samuel Albrecht, com 44 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou o chileno Pisco Sour, também com 44 pontos.
A etapa Ilhabela da Mitsubish Sailing Cup contou com oito regatas em quatro dias de prova, e reuniu os melhores velejadores sul-americanos nas classes S40 e HPE25. As duas regatas que encerraram a etapa Ilhabela da Mitsubishi Sailing Cup 2011, neste domingo, foram realizadas sob sol forte, com ventos em torno de sete nós (aproximadamente 13 km/h), com rajadas de 12 nós (cerca de 22kkm/h). A raia foi montada no canal da Ilhabela, nas proximidades do Yacht Club Ilhabela.
Tripulação do Negra comemora o título em Ilhabela |
Idealizador das classes competidoras deste torneio, o velejador e empresário Eduardo de Souza Ramos não esconde a satisfação pelo sucesso da competição, tanto pelo número de barcos quanto o alto nível dos competidores que, juntos, somam 270 medalhas em Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais, europeus, sul-americanos e nacionais.
"É muito gratificante ver realizado um desejo antigo meu realizado, que era ter uma classe de monotipos de Oceano maiores, que pudesse dar mais velocidade e adrenalina à competição. Meu sonho, agora, é tornar este evento cada vez mais forte, reunindo velejadores da América do Sul e reforçando a parceria entre os países", declara Souza Ramos.
A Mitsubishi Sailing Cup 2011 é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil, depois de Ilhabela, o circuito agitará as águas de Armação de Búzios (RJ), entre os dias 11 e 14 de agosto. A terceira e última etapa, que consagrará o campeão 2011, será na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de setembro.
Resultados:
1º Negra (ARG) - 26 pontos perdidos
2º Crioula (BRA) - 44 pp
3º Pisco Sour - 44 pp
4º Patagonia (ARG) - 48 pp
5º Pajero (BRA) - 48 pp
6º Claro (CHI) - 49 pp
7º Mitsubishi Gol (BRA) - 55 pp
8º Celfin Capital (CHI) - 64 pp
9º Movistar (CHI) - 68 pp
10º Santander (CHI) - 69 pp
11º Carioca (BRA) - 72 pp
12º Mitsubishi Motors (CHI) - 73 pp
13º Noryema (CHI) - 89 pp
14º Loyal (BRA) - 98 pp