Veleiros do Sul é candidato a receber delegações na Olimpíada de 2016

veleirosdosul_p

Com informações da Secretaria do Esporte e Lazer do RS

Na última semana o Veleiros do Sul recebeu a visita da comitiva da Autoridade Pública Olímpica (APO) liderada pela diretora Rejane Penna Rodrigues acompanhada pelo secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, e a presidente da Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), Renita Dametto. A equipe vistoriou complexos esportivos de Porto Alegre candidatos a receber treinamentos de delegações de diferentes modalidades durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Eles foram recebidos pelo comodoro Cícero Hartmann, pelo vice-comodoro esportivo Guilherme Roth e pelo gerente esportivo Odécio Adam.

visitaselapo

Foto: Divulgação APO

"É muito importante para um clube do Estado receber uma delegação, pois a presença dos atletas olímpicos também motivam e servem de referência para os atletas do clube", destacou Kalil Sehbe. Cinco países já mostraram interesse pelo RS: África do Sul, Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Rússia.

Locais credenciados

Atualmente o Estado possui oito locais credenciados no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016: Complexo Esportivo da Ulbra em Canoas, Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul, Centro Esportivo Professor David José Fleck e Ginásio Municipal Rutílio Kestering em Osório, Complexo Beira-Rio do Sport Club Internacional, Sogipa, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e Avenida Tênis Clube em Santa Maria.

A visita da APO ao Estado tem por objetivo colaborar na articulação junto ao Governo Federal e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a inscrição de novos locais no Guia. O prazo de cadastramento termina no dia 19 de abril. "Acredito que os oito locais serão selecionados, pois o Rio Grande do Sul tem muita tradição. A gente vê com muito otimismo a inclusão do Estado", afirmou Rejane.

veleirosdosul


Com 78 anos de vela, o Veleiros do Sul é centro de referência com o seu Núcleo de Vela de alto Rendimento, reconhecido pela Confederação Brasileira de Vela além de ser sede de eventos internacionais da Federação Internacional de Vela (ISAF). Em março o Clube realizou o Campeonato Sul-americano de Optimist 2013 que contou com a participação de 144 atletas vindos de 14 países.