Clube dos Jangadeiros realiza o XXV Troféu Cayru em outubro
Fonte: ABVO
O XXV Troféu Cayru acontece entre os dias 03 e 04 de outubro. Sediada no Clube Jangadeiros, a competição é uma das mais importantes do calendário náutico do sul do país, válido pelo Campeonato Estadual organizado pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul (FEVERS).
O Troféu Cayru tem um circuito longo até a Ilha das Pombas, na entrada da lagoa dos Patos e mais duas regatas Barla-Sota. Desde 2014, o barco fita azul, primeiro a cruzar a linha de chegada da regata longa, recebe um troféu rotativo. O vencedor da última edição foi o barco San Chico 3, do comandante Francisco Freitas (CDJ).
A regata reunirá as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19 (MT 19) e J24. Os atuais campeões são: na classe BRA-RGS, o comandante Caco Moré, do Clube Jangadeiros, com seu barco Abaquar; na classe ORC-INT, o barco Petron do comandante João Remédios, pelo Clube Veleiros do Sul; no MT-19, Humberto Blatter, do Sava Clube, no barco 14 bis; e na classe J24, o barco Sapeca de Walter Bromberg, também do clube Veleiros do Sul.
Criado em 1991, o campeonato homenageia o patrono e fundador do clube Jangadeiros, Leopoldo Geyer, e seu barco Cayru, carinhosamente apelidada de Cayruzinho, em 1935. A embarcação foi lançada no Guaíba para comemorar os 100 anos da Revolução Farroupilha. Com plantas trazidas da Alemanha e montadas em Porto Alegre, o Cayru foi um dos primeiros a cruzar a Lagoa dos Patos, entre a Capital e Rio Grande.