Chineses se destacam no primeiro dia de disputas da RS:X na Semana Internacional de Vela do Rio
Vento fraco favoreceu os orientais, que são menores e mais leves
Por Mari Peccicacco
Começou nesta sexta-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro a disputa da classe RS:X na 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. E com o vento fraco, típico desta época do ano, quem se destacou foi a equipe da China. O motivo: os velejadores são menores, mais leves e mais acostumados a velejar nestas condições.
“Os chineses são muito levinhos e com o vento mais fraco vão embora. Eu consigo me recuperar no popa, que exige mais força na bombada, mas quando o vento aumenta um pouco, eles acabam ficando para trás. Estou feliz de ter feito um dia bom, estou vindo de um campeonato muito importante, que foi o Pan, e sigo para o Evento Teste, que também é importante, então estou tendo uma espécie de treino de luxo, com competidores de alto nível e organização excelente”, disse Bimba, medalha de ouro em Toronto.
O brasileiro venceu as duas últimas regatas do dia e aparece na segunda colocação, empatado com o espanhol Ivan Pastor e apenas um ponto atrás do chinês Wang Alchen, primeiro colocado.
Entre as mulheres, a inglesa Isobel Hamilton teve um dia tão bom quanto Bimba, já que também venceu as duas últimas regatas do dia. Na sequência, em segundo, terceiro e quarto aparecem as velejadoras da China.
Para este sábado estão programadas mais três regatas, tanto para os homens quanto para as mulheres. A largada está prevista para as 12h.
A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela.