Campeões da Copa Swift Sport rumo à Ilhabela Sailing Week
Fonte: Copa Swift Sport
Os barcos campeões nas várias classes disputadas nos dois últimos finais de semana de maio pela 2ª Etapa da Copa Swift Sport permanecerão na Capital Nacional da Vela aguardando a 42ª Ilhabela Sailing Week (ISW). Asbar Total Balance (RGS Geral), Jambock (RGS Cruiser), Caballo Loco (C30), Suzuki Bond Girl (HPE25) e Carcamano (Star) têm presença confirmada na maior competição de oceano da América Latina. O campeão brasileiro de HPE, Magoo, também estará na raia a partir de 3 de julho.
As regatas da Copa Swift Sport permitiram que mais de 40 veleiros fizessem o reconhecimento da raia e se preparam-se adequadamente. Por isso a segunda etapa do Circuito Ilhabela de vela oceânica é considerada como Warm Up para a ISW. As provas do último fim de semana (30 e 31/5) também foram válidas pelo Campeonato Brasileiro, para a classe HPE. As tripulações velejaram sob as mais variadas condições de vento.
"Fizemos três regatas com vento sul e outras três com leste. Uma com vento forte e outra com intensidade mais fraca. Quem ajustou o barco foi Juninho Jesus, velejador de Ilhabela. Prevaleceu a experiência dele", considerou Augusto Falletti, comandante do Magoo, campeão brasileiro de HPE e terceiro colocado na etapa da Copa Swift Sport, vencida pelo Suzuki Bond Girl. "A classe está evoluindo. Esperamos 20 barcos da HPE na Ilhabela Sailing Week. A maioria vai vai manter o veleiro aqui na ilha até julho", projetou o comandante do Suzuki Bond Girl, Rique Vanderley.
Na RGS Geral, o Asbar Total Balance venceu quatro das cinco regatas para garantir o título da etapa. Para o comandante Sérgio Klepacz, a mão de obra local fez a diferença. "Estamos na luta há 15 anos, sempre trazendo a bordo tripulantes de Ilhabela, que tem potencial para se tornar um grande celeiro de velejadores para o Brasil", avaliou Keplacz. Na RGS Cruiser, o campeão Jambock viveu a mesma situação, com quatro vitórias. "Nossa referência é o BL3 (vice). Eles velejam muito. É uma honra superá-los", comemorou o comandante do Jambock, Marco Ongarelli.
A classe C30, sempre competitiva e equilibrada apresentou o Caballo Loco como campeão da etapa. Venceu duas regatas, mas a regularidade fez com que ficasse dois pontos à frente do Porsche, que cruzou a linha de chegada três vezes em primeiro lugar. "Como as regatas da classe são muito apertadas, os treinos e a união da tripulação é que fazem a engrenagem girar", analisou o trimmer (regulador de velas) do Caballo Loco, Pablo Furlan. A classe Star, novidade na Copa Swift Sport, teve o Carcamano como vencedor. "A ativação da Star em Ilhabela, tanto na Copa como na ISW está sendo muito importante para a classe", comentou o timoneiro do Carcamano, Marcelo Bellotti, ja pensando na Ilhabela Sailing Week.
Fan page no Facebook - A COPA SWIFT SPORT tem página no Facebook para divulgar as informações sobre a competição, velejadores e classes. Além disso, o espaço na internet é um ponto de encontro virtual para atletas, árbitros e fãs da modalidade. Para curtir e ter acesso às atualizações, basta acessar o Facebook e digitar Copa Suzuki Jimny - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A organização e realização da Copa Swift Sport são do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster de Suzuki Veículos, patrocínios de Ser Glass e F7 Blindagens e apoios de Revista Mariner, Ancoradouro, Rádio Antena 1, North Sail, Sail Station, Wind Charter e Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Resultados da 2ª Etapa
Classe RGS Geral
1 - Asbar Total Balance (Sérgio Keplacz)
2 - Montecristo (Júlio Cechetto)
3 - Suduca (Marcelo Claro)
Classe RGS Cruiser
1 - Jambock (Marco Ongarelli)
2 - BL3 (Clauberto Andrade)
3 - Boccalupo (Cláudio Melaragno)
Classe HPE
1 - Suzuki Bond Girl (Rique Vanderley)
2 - Relaxa (Haroldo Solberg)
3 - Magoo (Augusto Falletti)
Classe C30
1 - Caballo Loco (Mauro Dottori)
2 - Porsche (Marcos Cesar)
3 - Barracuda (Humberto Diniz)
Classe Star
1 - Carcamano (Marcelo Bellotti)
2 - DDL (Maurício Bueno)
3 - Tati Tatão (Fábio Bodra)
Campeonato Brasileiro de HPE 25
1 - Magoo (Augusto Falletti)
2 - Fit to Fly (Eduardo Mangabeira)
3 - Ginga (Breno Chvaicer)