Sueste de 20 nós fecha 1ª Etapa da Copa Swift Sport com chave de ouro

Por Ari Pereira

Ilhabela (SP) - O melhor da etapa de abertura da Copa Swift Sport ficou reservado para o último dos quatro dias dos dois finais de semana de disputas em Ilhabela. O domingo (29) amanheceu chuvoso e o vento não dava nem sinal de vida. A Comissão de Regatas (CR) optou por hastear a bandeira Recon (largada retardada) no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e saiu em um bote à procura do vento no Canal de São Sebastião. Depois de uma hora e meia veio orientação para que as 32 tripulações embarcassem rumo ao norte de Ilhabela. Valeu esperar.

CSS - Regata C30B

O vento sueste entrou com média de 15 nós (27 km/h) e rajadas que ultrapassaram os 20 nós. A classe HPE correr mais duas regatas, enquanto C30 e RGS disputaram a prova final da etapa. “Depois das mais variadas condições nos dois últimos finais de semana, fechamos a etapa com chave de ouro. É um convite antecipado para que as tripulações retornem na segunda etapa da Copa Swift Sport (23 e 24, 30 e 31/5), o tradicional ‘Warm Up’ para a Ilhabela Sailing Week, em julho”, comemorou o diretor da CR, Cuca Sodré.

Sob condições ideias, os tripulantes puderam levar à prática seus talentos. Na C30, vitória do Barracuda, que assumiu a vice-liderança da classe. O líder e campeão da etapa, Porsche, chegou em segundo lugar. Na HPE, o Ginga venceu as quatro regatas do fim de semana e conquistou a etapa, mantendo a liderança. Suzuki Bond Girl e Aventura 55 ocupam segunda e terceira colocações no acumulado. Na RGS Geral, o líder Asbar II chegou na segunda colocação para garantir a liderança. O Fram venceu a regata, mas Inaê Transbrasa e Hélios II seguem o Asbar II. Na regata da RGS Cruiser deu BL3, o líder da classe, seguido por Jambock e Cocoon.

O HPE Ginga, com tripulação nativa de Ilhabela abriu a liderança mais folgada entre as classes da Copa Swift Sport. São 14 pontos de vantagem sobre o Suzuki Bond Girl. “No primeiro final de semana tivemos muitas dificuldades com o vento. Neste segundo, os ventos ajudaram e corremos muito bem. A classe levou nove barcos à raia e na próxima etapa, em maio, esperamos mais de 20, devido ao Campeonato Brasileiro”, estimou o comandante do Ginga, Breno Chvaicer, lembrando que o Brasileiro também será em Ilhabela, com sede no YCI (28 a 31/5).   

Para todas as classes é considerado o descarte do pior resultado a partir da quinta regata. A organização e realização da Copa Swift Sport é do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster de Suziki Veículos, patrocínios de Ser Glass e F7 Blindagens e apoios de Revista Mariner, Rádio Antena 1, North Sail, Sail Station, Wind Charter e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Três primeiros em cada classe após a 1ª Etapa

RGS Geral

1.Asbar II (Sérgio Keplacz): 3+1+2+2 = 8 pontos perdidos

2.Inaê Transbrasa ( Bayard Umbuzeiro): 6+2+1+3 = 12 pp

3.Helios II (Marcos Lobo): 1+5+3+4 = 13 pp

RGS Cruiser

1.BL3 (Clauberto Andrade): 1+2+1+1 = 5 pp

2.Jambock (Marco Aleixo): 3+1+2+3 = 9 pp

3.Cocoon (Luiz Caggiano): 2+3+3+2 = 10 pp

C30

1.Porsche (Marcos de Oliveira Cesar): 1+3+(4)+1+2 = 11 pp

2.Barracuda (Humberto Diniz): (5)+4+1+2+1 = 13 pp

3.+Realizado (José Luiz Apud): 2+1+(5)+4+3 = 15 pp

HPE

1.Ginga (Breno Chvaicer): 2+1+(3)+1+1+1+1 = 7 pp

2.Suzuki Bond Girl (Rique Wanderley): 4+(10)+1+3+4+4+5 = 21 pp

3.Aventura 55 (José Vita): (6)+2+6+2+2+3+6 = 21 pp