Brasil encerra primeira etapa da Copa do Mundo de Vela com sete barcos entre os dez melhores
Por CBVela
Competição foi realizada em Miami e reuniu as dez classes olímpicas
Terminou no último dia 31 em Miami, nos Estados Unidos, a primeira etapa de 2015 da Copa do Mundo de Vela. Depois de uma semana de competição, o Brasil encerrou a sua participação com sete barcos entre os top 10.
As melhores colocadas foram as líderes do ranking e campeãs mundiais Martine Grael e Kahena Kunze, que ficaram com a medalha de bronze na classe 49er FX. As duas foram segundas colocadas na regata da medalha, que tem pontuação dobrada, e ficaram a apenas três pontos das italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich, medalha de prata. As vencedoras foram as neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech.
Na 470 feminina, Fernanda Oliveira, que tem a única medalha da vela feminina, e Ana Barbachan ficaram na quinta colocação geral após o quarto lugar na regata da medalha.
Na classe Laser Standard, Robert Scheidt chegou a liderar a competição, porém largou escapado na medal race e acabou na sexta colocação geral. “Tirando o Nick Thompson e o Philipp Buhl, foi uma competição com pontuação altíssima. Todos tivemos dificuldades com o vento muito variável, o que não ajuda atletas mais conservadores como eu”, disse ele. Bruno Fontes, que também disputou a medal race, ficou com a nona colocação geral.
Na classe RS:X, tanto Bimba Winicki, quanto Patricia Freitas disputaram a medal race. Bimba foi nono na regata, mesma posição final. Patricia foi terceira na regata, finalizando a sua participação na competição em sétimo.
Outra dupla que também ficou entre os dez melhores foi Marco Grael e Gabriel Borges. Os dois ficaram com a nona colocação na medal race e a décima colocação geral.
Confira o resultado completo da equipe brasileira:
470 masculino:
13. Geison Mendes e Gustavo Thiesen
21. Henrique Haddad e Bruno Bethlem
470 feminino:
5. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan
14. Renata Decnop e Isabel Swan
49er:
10. Marco Grael e Gabriel Borges
22. Dante Bianchi e Thomas Low-beer
49er FX:
3. Martine Grael e Kahena Kunze
Finn:
13. Jorge Zarif
Laser Standard:
6. Robert Scheidt
9. Bruno Fontes
61. João Pedro Oliveira
Laser Radial:
31. Fernanda Decnop
47. Odile Ginaid
53. Tina Boabaid
55. Gabriela Kidd
66. Larissa Juk
Nacra 17:
31. Samuel Albrecht e Geórgia Silva
46. André Mirsky e Kyra Mirsky
RS:X masculino:
9. Ricardo ‘Bimba’ Winicki
51. Gabriel Bastos
RS:X feminino:
7. Patricia Freitas
21. Bruna Martinelli
A CBVela conta com o patrocínio do Bradesco através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem a Slam como fornecedora oficial.