Itajaí Sailing Team é uma das novidades no 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina
Rosângela Oliveira da nautica.com.br
O 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina coloca a cidade de Florianópolis no centro das atenções da vela oceânica brasileira na próxima semana. Entre 4 e 7 de fevereiro, o Veleiros da Ilha, em Jurerê, recebe as melhores equipes do país e entre os barcos confirmados está o Mano Champ´s, que representa o Itajaí Sailing Team.
A idealização do Itajaí Sailing Team dá início a um grandioso projeto fomentado pela cidade do norte catarinense, que vem ganhando muita exposição nos últimos anos devido ao apoio aos maiores eventos náuticos do mundo.
“Demos início ao sonho de Itajaí ter um barco de competição levando a bandeira de um projeto totalmente voltado à atividade náutica e, ao mesmo tempo, retomar esse projeto, que já foi muito presente em Itajaí no passado”, explica Alexandre dos Santos, estrategista do Itajaí Sailing Team. “É importante lembrar que esse resgate teve início no ano de 2012, com a parada da Volvo Ocean Race, que deixou um grande legado para a cidade”, completa.
O 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que esse ano conta com o retorno da Mitsubishi como patrocinadora do evento, foi escolhido par ser a primeira grande competição da equipe nesse ambicioso projeto.
“O Circuito Oceânico é uma das competições mais importantes da vela no Brasil, onde grandes competidores se reúnem e confraternizam. O Circuito é a abertura da temporada de vela e serve, também, para preparar a equipe, que participará das demais fases do calendário nacional de vela”, explica Alexandre dos Santos.
O Itajaí Sailing Team contará com Cláudio Copello (Runner), Orlando França (Trimmer) e Alexandre dos Santos (Estrategista). Além disso, o time será composto com alguns experientes velejadores de Florianópolis: Avelino Alvares (Comandante), Marcelo Gusmão (Timoneiro), Alexandre Back (Trimmer e Tático), Guilherme Rupp (Trimmer e Tático), Ricardo Carvalho (Secretario), Fabiano Vitorino (1º Proeiro) e André Baranowski (2º Proeiro), além de velejador de 15 anos, que será indicado pela Associação Náutica de Itajaí, a ANI, e que tem como objetivo incentivar a participação de jovens no esporte. Segundo as regras de competição, um atleta de até quinze anos e com 50 quilos que não interfere no peso da tripulação.
O Itajaí Sailing Team competirá em uma das classes mais disputadas do Circuito Oceânico: a ORC. Inclusive, caberá aos integrantes do veleiro Mano Champ´s a missão de trazer o título da categoria de volta ao estado de Santa Catarina. Em 2014, o carioca Ângela Star VI foi o campeão e para esse ano o veleiro do Rio de Janeiro já confirmou presença na competição em busca do bicampeonato. O Flash Best Fellow, do comandante Leonardo Deboni, vice-campeão do Circuito Oceânico em 2014, também está confirmado e será outro grande adversário da equipe de Itajaí.
O Mano Champ´s é o atual recordista da Volta à Ilha de Santa Catarina, com o tempo de 8h40m10s, estabelecido no ano de 2011, e agora retorna as disputas do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina após alguns anos de ausência.
Foto: Divulgação