Jovens velejadores de até 15 anos testam barcos olímpicos no Rio de Janeiro
Evento é promovido pela Confederação Brasileira de Vela e visa orientar o futuro dos velejadores
A vela é um esporte que se começa a praticar muito cedo, às vezes com sete ou oito anos, e a classe de entrada é a Optimist. No mundo todo existem regatas desta classe, que reúnem centenas de jovens, de diversas nacionalidades, deixando o esporte ainda mais divertido. E no Brasil não é diferente. O Campeonato Brasileiro, que está sendo disputado no Rio de Janeiro até o próximo domingo, conta com a presença de quase 150 crianças, de nove estados.
O que acontece, no entanto, é que quando estas crianças completam 15 anos, limite de idade da classe, muitas vezes não sabem que rumo seguir.
Pensando em orientar estes jovens, a Confederação Brasileira de Vela vai promover nesta sexta-feira, 16, uma clínica com a presença de velejadores olímpicos. Durante todo o dia a molecadinha do Optimist vai poder testar algumas das classes que fazem parte do programa dos Jogos e algumas das classes jovens, que são a transição entre o Optimist e a vela olímpica.
“A ideia deste evento veio do Conselho Técnico de Vela Jovem, que percebeu que um dos grandes desafios era a transição da escolinha de vela para a flotilha do Optimist e em seguida para uma outra classe. Era neste momento que muitos talentos abandonavam o esporte, uma vez que nem o próprio velejador, nem a sua família tinham noção da gama de classes que a vela oferece em seguida ao Optimist”, disse Maria Hackerott, coordenadora de Vela Jovem da CBVela.
Será um dia cheio de atividades, com a presença dos atletas olímpicos Bruno Fontes e Patricia Freitas, além do técnico chefe da equipe olímpica Torben Grael. Estarão disponíveis para teste as classes Laser, 29er (anterior ao 49er), Windsurfe e 420 (anterior ao 470).
Além de testes dos barcos e pranchas, haverá palestras com estes velejadores e com representantes do COB, para que todos aprendam um pouco sobre a vida de um atleta profissional e que possam conhecer um pouco sobre grandes campeonatos internacionais, como as Olimpíadas da Juventude, por exemplo.
O evento terá como sede o Iate Clube do Rio de Janeiro e haverá bote para aqueles interessados em cobrir.
A CBVela tem o patrocínio do Bradesco através da lei de incentivo ao esporte e conta com a Slam como fornecedora oficial.