Martine Grael e Kahena Kunze são indicadas ao prêmio de melhores velejadoras do ano
Fonte: PecciCom
A dupla Martine Grael e Kahena Kunze foi indicada nesta quarta-feira ao prêmio de melhor velejador do ano, promovido pela Federação Internacional de Vela (Isaf). A entrega será feita em Palma de Maiorca, na Espanha, no dia 4 de novembro. Também concorrem ao prêmio a kitesurfista inglesa Steph Bridge, e a windsurfista francesa Charline Picon. Entre os homens, os indicados são Mat Belcher and Will Ryan (470, AUS), Peter Burling and Blair Tuke (49er, NZL), Bill Hardesty (EUA), Giles Scott (Finn, GBR) e James Spithill (AUS).
Desde que a classe 49er FX foi criada para fazer parte do programa dos Jogos de 2016, Martine e Kahena têm conquistado resultados expressivos em todos os eventos em que participam. Neste ano elas venceram o Mundial da Isaf, o Aquece Rio, primeiro teste para as Olimpíadas, a Copa Brasil de Vela e as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela, além da Semana Olímpica de Garda Trentino. Todos estes resultados colocaram as meninas no topo do ranking mundial.
O prêmio de melhor velejador do ano foi entregue pela primeira vez em 1994 e até hoje os Brasil foi contemplado três vezes: Robert Scheidt venceu em 2001 e 2004 e Torben Grael, pai de Martine, venceu em 2009. Qualquer velejador pode ser indicado e a uma comissão decide quem serão os finalistas. Posteriormente, os membros das autoridades nacionais da Isaf votam naquele que será o campeão. O prêmio este ano será um troféu e um relógio Rolex.