Regata teste simula situações de risco na Volvo Ocean Race
Da redação da nautica.com.br
As equipes da Volvo Ocean Race terão um desafio especial: a chamada Leg Zero – em português Perna Zero. O objetivo da regata, com duração de dois dias, será testar todos os protocolos de segurança. Um dos procedimentos será o famoso ‘homem ao mar’ para simular um acidente durante a prova. A regata sairá de Alicante até Palma de Maiorca. A largada será nesta sexta-feira (12) e terá 330 milhas de distância.
“A Leg Zero é vital para a organização e para as equipes”, explicou o diretor de regata, Jack Lloyd. “A segurança é primordial para nós. Por isso queremos garantir que todas as equipes saibam exatamente o que fazer se as coisas derem errado, como por exemplo, se alguém cair no mar”.
Talvez esse seja o maior medo dos velejadores. O chefe de controle da Volvo Ocean Race relatou os maiores dramas. “As correntes em algumas partes do mundo são de 7 metros por segundo. Além disso, a temperatura da água em lugares como o sul da Índia não excede 5 graus causando a morte por hipotermia em 12 minutos”.
Os velejadores também aprovaram a iniciativa. “Será um teste muito importante para nós e uma oportunidade de melhorar e trabalhar em algumas coisas com apenas semanas antes do início da Volvo Ocean Race. A Leg Zero é uma prova real”, falou o italiano Alberto Bolzan, do Team Alvimedica.
Foto: Rick Tomlinson / Team SCA