Lars Grael e Samuel Gonçalves disputam o Sul-Americano de Star em Ilhabela
Dupla vem embalada por bons resultados conquistados fora do país no último mês
Por ZDL Comunicação
A partir do próximo domingo (20), Lars Grael e Samuel Gonçalves estarão em Ilhabela para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Star. O evento, que chega a sua 45ª edição, será disputado em paralelo com a Ilhabela Sailing Week e deverá atrair, além de velejadores brasileiros, outras quatro duplas argentinas.
“Esta será mais uma grande competição, com grandes nomes da classe Star da América do Sul. Os Brasileiros merecem destaque, claro, mas não só eles. Dentre os ex campeões Sul-Americanos, figuram nomes como Robert Scheidt, Torben Grael, Julio Labandeira (ARG), Mark Reynolds (USA), Ding Schoonmaker (USA), Jorg Bruder (BRA), Flavio Marazzi (SUI), Gastão Brun (BRA), Erik Schmidt (BRA), Harry Adler (BRA), Guillermo Parada (ARG) e Peter Siemsem (BRA)”, diz Lars.
O evento é realizado desde 1952 e o Brasil possui 27 títulos. Lars, que conquistou o evento três vezes, em 2005, 2008 e 2011, irá brigar para tentar colocar o nome na taça mais uma vez. Mas ele sabe que não será fácil.
“O paulista Marcelo Fuchs foi 5º colocado no Mundial, disputado no início do mês na Itália e seu proeiro Ronald Seifert é o atual tricampeão Sul Americano consecutivo. Os dois estão navegando em casa. Além deles, também estarão na água o Bruno Prada, que, como proeiro tem nada menos que uma prata e um bronze Olímpico e três títulos Mundiais, Dino Pascolato, que já foi Campeão Mundial Master e Grand Master e o argentino Torkel Borgstrom, que tem diversos títulos mundiais”, ressalta.
Em Ilhabela, Lars voltará a competir com o Star da marca Folli, de numeral 8392. Foi com este barco que ele conquistou o bronze no Mundial de 2009, o Sul-Americano de 2011 e o 7º Distrito este ano. O modelo é bem parecido com o que foi usado na conquista da Bacardi Cup, em Miami, no início do ano, e no Mundial.
“A classe Star trará brilho para a Ilhabela Sailing Week. Trata-se da classe de monotipo de quilha mais antiga e mais prestigiada da Vela Mundial. A energia da ISW, também é benéfica para a Star”, completa Lars.
Ano vitorioso – Lars Grael e Samuel Gonçalves tiveram um começo de ano bastante produtivo. Em janeiro, a dupla foi campeã do Levin Memorial, competição válida como parte do Star Winter Series, disputado em Miami. Em março, eles conquistaram a Bacardi Cup, um dos eventos mais tradicionais da classe, e colocaram a bandeira brasileira no alto do pódio pela primeira vez em 87 anos. O evento também foi realizado em Miami. Em junho, no lago Sunappe, EUA, Lars sagrou-se campeão do Hemisfério Ocidental, válido como estrela de prata, já que é um evento continental, velejando com o proeiro americano Brad Nichol. Uma semana depois, novamente com Samuel, ele viu o título do Mundial escapar por conta de erros dos juízes, após vencer duas das seis regatas da competição na Itália.
Semana será cheia de atividades – O Sul-Americano de Star será disputado em paralelo com a Semana de Vela de Ilhabela e, por isso, os velejadores terão uma semana cheia de atividades. A competição começa no domingo, com a regata Renato Frankenthal, de percurso longo. A largada está prevista para as 10h10, em frente ao píer da Vila e, por ser toda disputada dentro do canal de São Sebastião, poderá ser assistida por quem estiver em terra.
A segunda será dia livre e de terça a sábado serão disputadas regatas barla-sota, com exceção da quinta-feira, que terá uma regata de percurso médio.
A premiação será feita no próprio sábado, a partir das 20h, no Iate Clube de Ilhabela.
Lars Grael e Samuel Gonçalves contam com o patrocínio da Light através da Lei de Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Lars é atleta Adidas.