Brasil estreia na liderança do Mundial da Juventude em Tavira, Portugal
Fonte: CBVela
A cidade de Tavira, em Portugal, está recebendo desde a semana passada jovens velejadores do mundo inteiro com idade até 18 anospara a disputa do Mundial da Juventude da Isaf (Federação Internacional). O Brasil está sendo representado em todas as oito classes e, se velejar este ano como foi nos passados, terá grandes chances de voltar com medalhas. Os destaques da delegação são Tiago Brito, que defende o título da classe 420, e Kim Vidal, que disputa o evento na classe SL16 pela quarta e última vez, já que, assim como Tiago, atingiu o limite de idade. Kim conquistou até agora um ouro, um bronze e foi quarto no Mundial do ano passado.
Neste domingo foi realizada a cerimônia de abertura, com a presença de todos os atletas e autoridades locais e da federação. A competição começou para valer nesta segunda-feira, com a realização das primeiras regatas. O vento fraco complicou um pouco a vida dos velejadores brasileiros, porém o time conseguiu conquistar bons resultados.
Mostrando que tem total domínio do barco, Kim e seu proeiro Antônio Lopes estrearam no evento na liderança, após vencerem duas das três regatas disputadas.
Na Laser, outra boa conquista com Martin Lowy. O paulista disputa o evento pela quarta vez e estreou na terceira colocação entre os meninos ao vencer uma das duas regatas do dia. O líder é o irlandês Seafra Guilfoyle. Entre as meninas, Maria Carolina Boabaid começa na 13ª colocação. A líder é a americana Haddon Hughes.
Na classe 420, Tiago, que veleja com o paulista Philipp Essle, somou o nono lugar na primeira regata e o décimo na segunda e ocupa a nona colocação geral. Os líderes são os japoneses Ibuki Koizumi e Kotaro Matsuo. Entre as meninas, Giuliana Tozzi e Marina Issler não tiveram uma boa estreia e começam a competição em 27º. As líderes são as espanholas Silvia Mas Depares e Marta Davila Mateu.
Na classe 29er, Antonio Aranha e Stephan Kunath correram três regatas e finalizaram o dia também na 27ª colocação. Na liderança está a dupla de Hong Kong Yann Thierry D'Argrenlieu e Nathan Bradley.
Nas pranchas da classe RS:X, Breno Faccioli e Maria Carolina Cruz tiveram um dia regular. Os dois conquistaram dois vigésimos lugares e ocupam a vigésima colocação na masculina e na feminina.
O Mundial da Juventude da Isaf segue até o próximo dia 19 e pode ser acompanhado ao vivo pela internet através do site: http://bit.ly/1kp7EvV.
A delegação brasileira disputa o Mundial da Juventude da Isaf com o apoio da CBVela. A CBVela tem o patrocínio do Bradesco e o apoio da Slam.