Arqueólogo afirma ter encontrado caravela de Cristovão Colombo no Caribe
Rosângela Oliveira da nautica.com.br
Barry Clifford é arqueólogo especializado em exploração submarina e declarou que em suas pesquisas, no mar do Caribe, encontrou uma carcaça de embarcação que pode ser a nau Santa Maria, uma das três caravelas que Cristovão Colombo, o navegador que comandou a descoberta da América em 1492.
O naufrágio está preso em um recife na costa norte do Haiti, entre 10 e 15 metros de profundidade, e Clifford afirma que esse é o local exato onde Colombo relata ter encalhado a nau Santa Maria.
Um canhão com características dos fabricados no século 15 leva o arqueólogo a acreditar que esta seja realmente a nau de Colombo. Charles Beeker, outro arqueólogo da expedição, passou várias horas debaixo d’água no local e também estudou a documentação do Clifford. “Barry tem provas muito convincentes e pode ter finalmente descoberto a Santa Maria”, afirmou Beeker à rede de televisão CNN.
As dúvidas só serão sanadas quando Clifford conseguir uma licença de escavação do governo do Haiti. Por enquanto só foram feitos registros fotográficos do local.
Imagem: Pintura de Michael Zeno Diemer