Homem é resgatado após tentar atravessar o Canal da Mancha em jangada improvisada
Rosângela Oliveira da nautica.com.br
Um homem afegão foi resgatado pela guarda costeira francesa depois de arriscar a vida tentando alcançar a Grã-Bretanha, através do Canal da Mancha, em uma jangada improvisada que ele construiu com três pedaços de madeira e usando um lençol como vela.
Asif Hussainkhil, 33 anos, foi apanhado a menos de duas milhas náuticas de Sangatte, perto de Calais, enquanto tentava fazer a travessia do Canal da Mancha para chegar à Grã-Bretanha.
A equipe de resgate disse que Asif teve muita sorte, já que estava navegando em uma embarcação tão frágil que poderia virar a qualquer momento. Se o homem caísse na água poderia morrer de hipotermia rapidamente.
Asif Hussainkhil era morador de Khabul, mas fugiu em 2000 quando o Talibã chegou ao poder. Antes de chegar à França ele passou pelo Irã, Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Croácia, Eslovênia, Itália e Suíça, mas sempre quis ir à Inglaterra onde moram seis tios e primos. “Eu estava sentado na tenda, pensando como poderia chegar ao meu destino final, a Inglaterra. Então eu pensei que poderia fazer um barco e tentar chegar lá sozinho. Como não tenho dinheiro, usei apenas materiais que tinha em acampamento”, declarou Asif.
O homem levou três semanas para construir sua embarcação, mas esqueceu de incluir um leme no projeto e terminou à deriva na costa francesa. Segundo ele, esta é a terceira vez que tenta atravessar o Canal, nas outras duas vezes ele tentou ir à nado, mas foi interceptado por policiais. E mesmo após seu terceiro fracasso Asif não desiste da ideia de ir à Inglaterra. “O barco vai ficar cada vez melhor e seu Deus quiser vou atravessar rumo ao meu objetivo”, disse Asif.