MORRE Hobart " Hobie " Alter, criador do Hobie Cat e da prancha de poliuretano

Hobart " Hobie " Alter , criador de uma cultura náutica morreu lentamente em sua casa em Palm Desert no sábado, 29 de março de 2014 , cercado por sua família. Nascido 31 de outubro de 1933, em Ontário, Califórnia, ele tinha 80 anos de idade.

Por Bateaux

 


Filho de um fazendeiro, Hobie cresceu ao longo do tempo na casa da família em Laguna. Na garagem de casa, na década de 50, ele começou sua carreira completamente acidental combinando suas duas paixões: a madeira e o mar, produzindo de suas mãos pranchas de madeira balsa de 9 pés para seus amigos. Um negócio promissor nascia, e seu pai cansado de limpar a serragem acumulada na garagem levou Hobie a abrir em 1954 a primeira loja de surfe em Dana Point.

Mas a demanda continuava aumentar, a madeira balsa tornou-se cada vez mais rara, e até mesmo o processo de fabricação de prancha estava se tornando mais pesado. Este foi o momento onde o extraordinário dom de Hobie entra em cena, como engenheiro autodidata que colocou sua criatividade para superar este desafio. Com um processo ultra-secreto, e com seu amigo e empregado Gordon "Sujo" Clark, Hobie foi o primeiro a desenvolver a placa de espuma de poliuretano para pranchas de surfe. Mais leves e mais eficientes, graças às suas placas o seu projeto agradou a todos gostos, sem comprometer a qualidade.

Hobie rapidamente se tornou na marca número 1 de placas no mundo. A lista é longa de surfistas que têm trabalhado com as placas da Hobie Hobie. Entrou num panteão virtual de sucesso e foi considerado como o ponto de partida da famosa indústria do surfe da Califórnia. Hobie era mesmo era um surfista realizado.

No final dos anos sessenta, movido pelo sucesso do surfe, Hobie transforma a sua paixão naútica, em outra destacada invenção. Depois de muita pesquisa e desenvolvimento na água, ele revela o famoso Hobie Cat. Este catamarã pequeno, leve, divertido e acessível viria rapidamente popularizar a vela de alto desempenho, não só nos iates clubes, mas para o público da vela em geral. O “ gato voador” podia ser colocado na água de qualquer praia e logo se tornou um best-seller. Mas com sua mente curiosa e insaciável, Hobie não parou por aí . Entre outras invenções apareceu o Hobie Hawk , modelo de planador de controle remoto de alto desempenho. Inspira-se também para o famoso skate Hobie Super Surfe, projeta um monocasco revolucionário de 33 pés, cria o "Flutuante Cat" para a pesca e construiu o Katie Sue , um catamarã de 60 pés, maravilhoso e inteiramente pré-moldado.

O resultado de toda esta inovação deixará o seu nome gravado no mundo. O desaparecimento de Hobie vai deixar um vazio incrível no mundo do surfe, vela e esportes aquáticos. Mas, como é o caso de grandes escritores, atores e artistas, ele nos deixa um legado do seu trabalho e um grande impulso inovador que permanecerá vivo para sempre.

Hobie recebeu em 1993 o " Waterman Achievement Award" , uma distinção da Associação dos Fabricantes e Indústria do Surfe (SIMA ). Em 1997, ele se juntou ao Huntington Beach Surfing Walk of Fame e em 2011 ele foi admitido entre os laureados da National Sailing Hall of Fame , juntamente com Dennis Connor e Ted Turner.