Capitão do Queen Mary 2 (o maior transatlântico já construído até hoje) tira foto em cima do bulbo do navio

 Ruppert Hahnstadt - redação da nautica.com.br

Preparando as comemorações do 10º Aniversário do icônico transatlântico Queen Mary 2 – QM2, o capitão Kevin Oprey, da Cunard, concordou em posar para fotos, extraordinárias e originais, em cima do bulbo desse enorme navio. A comemoração será em maio desse ano.  As fotos foram tiradas pelo fotógrafo James Morgan na costa de Bali, enquanto o lindo navio estava fundeado a cerca de uma milha da Ilha da Indonésia.

mary1

O fotógrafo revelou que não foi uma tarefa fácil colocar o capitão sobre o bulbo do navio, uma extensão protuberante na proa que aumenta e velocidade e melhora a estabilidade do navio pela harmonização das ondas formadas durante a navegação. Foram meses de planejamento e cerca de cinco horas de espera durante o dia, até que as condições permitiram que o capitão subisse no bulbo.

mary2

O Sr. Morgan disse que estava procurando uma forma “peculiar” para contrastar o tamanho do navio com o seu comandante, quando teve essa ideia. “É incrível a majestade desse navio, é imponente, cheio de curvas, muito bem feito, bonito e como fotógrafo suas linhas, cores e enorme tamanho foram o que eu queria alcançar, mostrando essa diferença entre o homem que a controla e a estrutura real.”

mary3

“No início não conseguíamos sequer chegar perto do navio”, disse o fotógrafo. “Nós esperamos que as correntes marítimas e as marolas estivessem perfeitas para podermos iniciar, no momento ideal encostamos com o bote e o capitão precisou apenas dar uma passo para subir no bulbo”, completou.

As boas imagens mostram o Capitão Kevin Oprey se equilibrando no bulbo de proa, dando a impressão de estar sozinho no oceano aberto. O capitão Oprey ficou impressionado com a experiência, que lhe deu um novo respeito pelo navio de 151.200 toneladas. Ele se sentiu isolado e solitário no bulbo de proa, porque raramente ele vê essa parte do navio já que está sempre na ponte de comando, supervisionando sua enorme equipe nas manobras desse grande transatlântico.

mary4

O QM2 é o maior e mais caro transatlântico já construído, com capacidade para 2.620 passageiros e 1.253 tripulantes. Desde sua viagem inaugural, em 2004, o QM2 realizou mais de 420 viagens, incluindo mais de duzentas travessias transatlânticas, visitando 182 portos em 60 países.
Após circunavegar a Austrália, a próxima escala do navio está programada para o dia 14/3 (amanhã) em Sydney. Depois demandará para o Norte com destino aos portos da Ásia antes de voltar para seu porto de origem -  Southampton, na Inglaterra, através do Canal de Suez.

Fotos: James Morgan Consultancy

Ruppert Hahnstadt é brasileiro, capitão, tem barco há muito tempo e respira o mundo náutico como poucos.