Sinalização na Lagoa dos Patos é precária

Fonte: Correio do Povo, 05/03/2014

O superintendente da SPH, coronel Arlindo Bonete Pereira, disse que o órgão estava comprando determinada quantidade de sinalizadores. Porém, a licitação foi interrompida devido a ação judicial de uma empresa participante. 'Em função disso, fizemos compra de 30 sinalizadores. Não é o que pretendíamos, mas vai melhorar a situação. Assim que os recebermos, faremos uma bateria de sinalização para atender às necessidades mais prementes', explicou.

Paiva, que atua como prático há 45 anos, diz que muitas boias foram deslocadas por ventos fortes e não foram reposicionadas, o que dificulta a navegação para quem não tem muita experiência. De acordo com ele, há necessidade de mais boias e de reposicionamento das existentes, desde o canal de acesso ao terminal Santa Clara até Rio Grande. E 'os faroletes estão mal pintados, sem números e inclinados'.

 

O diretor técnico falou que os problemas já foram comunicados à SPH antes e que está elaborando relatório sobre as condições da hidrovia para enviar à secretaria e à Capitania dos Portos.

Outro problema do trecho apontado por Amaro Paiva é a falta de dragagem. Segundo ele, a Praticagem da Lagoa dos Patos já fez solicitações à SPH, mas esse serviço é feito quando o canal a ser trabalhado está cheio e, em função disso, não é recuperada a profundidade que se faz necessária. O prático relata que navios de gás estão parando no rio Gravataí devido à baixa profundidade. Ele explica que, no verão, a área deve ter profundidade mínima de 6 metros para a passagem de navios com calado de 5,2 metros.

O superintendente da SPH, coronel Arlindo Bonete Pereira, disse que o órgão estava comprando determinada quantidade de sinalizadores. Porém, a licitação foi interrompida devido a ação judicial de uma empresa participante. 'Em função disso, fizemos compra de 30 sinalizadores. Não é o que pretendíamos, mas vai melhorar a situação. Assim que os recebermos, faremos uma bateria de sinalização para atender às necessidades mais prementes', explicou.

 

O diretor técnico da Praticagem da Lagoa dos Patos, Rios, Portos e Terminais Interiores do Estado, Amaro Paiva, reclama que a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) anunciou, em dezembro último, ter investido R$ 20 milhões na recuperação e sinalização náutica da Lagoa dos Patos e que isso não é o verificado. Segundo ele, o dado é inverídico, já que as boias que sinalizam os canais estão deslocadas, e faroletes, sem pintura.

 

Os sinalizadores seriam recebidos em 21 de fevereiro, mas questões de desembaraço atrasaram a entrega. O superintendente informou que a SPH está pedindo dispensa de licitação para comprar todo o material necessário. Quanto ao reposicionamento das boias, ele afirma que a SPH tem duas equipes, com embarcações, constantemente revisando toda a hidrovia desde Pelotas até Porto Alegre e recolocando em seus lugares os sinalizadores deslocados. Em relação aos faroletes, Pereira falou que 'podem estar mal pintados, mas há constante renovação e manutenção'. Sobre a dragagem, observou que a SPH vem realizando os desassoreamentos necessários. No caso dos rios, segundo Pereira, não é uma questão de dragagem. 'É feito desassoreamento para manter o calado, mas, se houver uma estiagem, não se tem como alterar a situação', salientou.