Yacht Club de Santo Amaro recebe seletiva para a Olimpíada da Juventude

Regatas da classe Byte serão disputadas na Represa de Guarapiranga entre 1º e 6 de março e classificam seis velejadores para os Jogos de Nanquim, na China, em agosto

Por ZDL

São Paulo (SP) - O Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) será o responsável pela organização do Campeonato Centro-Sul Americano da Classe Byte CII, que reunirá entre os dias 1º e 6 de março, 28 velejadores de sete países: Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador. Estarão em disputa, três vagas na categoria masculina e outras três na feminina para a Olimpíada da Juventude, entre os dias 16 e 28 de agosto deste ano em Nanquim, na China.

O campeonato que traz as chancelas da ISAF (Federação Internacional de Vela) e da CBVela, é aberto a todos os velejadores da classe Byte, mas apenas os que têm entre 15 e 16 anos vão disputar a vaga para a Olimpíada da Juventude. Se houver brasileiro entre os três primeiros em cada categoria, esse atleta estará com a vaga garantida para os Jogos da China. Os demais países que chegarem ao pódio, ainda devem fazer uma seletiva nacional para definir seu representante.

Sulamericano de Byte B


"É uma satisfação para nós do YCSA, recebermos uma competição desse porte. Com certeza projeta o clube no cenário internacional e ainda pode colocar o velejador brasileiro em vantagem porque já conhece a raia", considera Marcos Biekarck, um dos organizadores da seletiva. "O Brasil terá sete atletas e acredito que o Pedro Correa, do YCSA, esteja muito bem preparado. Ele vem treinando no Canal de São Sebastião e tem um biótipo adequado para a classe", prevê Biekarck. O Brasil estará representado por três velejadores do litoral norte paulista, um de Brasília e outros três do YCSA, todos integrantes do recém-criado Audi YCSA Sailing Team.

Entre as atletas, Helena de Marchi, que está se transferindo do Clube de Campo São Paulo para o YCSA, vai viver uma nova experiência. "Para saber se terei chances, preciso esperar o campeonato começar e observar as adversárias. Até hoje só disputei seletivas internacionais de Optimist. É muito diferente correr de Byte. Não pela tática, mas pela regulagem do barco", analisa a futura associada do YCSA, que tem conciliado as aulas do ensino médio com a clínica de Byte do novo clube como preparação para a seletiva sul-americana.

Na primeira edição da Olimpíada da Juventude, em 2010, dois atletas do YCSA
classificaram-se para correr as regatas de Byte em Singapura: Claudia Mazzaferro e Alexander Elstrodt. O Sul Americano da Classe Byte CII será aberto no sábado de Carnaval com o chamado pré-campeonato, com até três regatas, que somadas atribuirão pontuação de apenas uma prova. Até quinta (6/3), serão disputadas mais 12 regatas, com o máximo de quatro largadas por dia. A promoção do evento é da Armada Boats, fabricante dos barcos, e da FEVESP - Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Classe Byte no Brasil- O Brasil entrou para a seleta lista dos países construtores de um dos barcos que mais se vende em todo o mundo, o Byte, em 2004. A Armada Boats adquiriu os direitos de fabricação do modelo desenhado pelo canadense Ian Bruce e passou a produzi-lo em São Paulo. Sem uma flotilha consistente no Brasil, o Byte é uma embarcação individual de alta performance, mede 3,8 metros, pesa cerca de 45 kg e é indicado para velejadores de 40 a 70 kg, muito usado por jovens e mulheres.

O preço competitivo aliado ao desempenho é o principal motivo da popularidade do barco em outros países. A economia na fabricação e no preço do Byte é resultado da experiência que Ian Bruce acumulou no projeto do Laser do qual foi um dos colaboradores. Para a criação da nova versão, o Byte CII, foi desenvolvido um processo contínuo de laminação, que torna todas as etapas mais baratas e confere ao barco uma estrutura altamente resistente.

Em relação ao modelo original, o Byte CII ganhou também mastro de carbono e um novo desenho para a vela, melhorando seu rendimento. Com mais de quatro mil embarcações espalhadas pelo mundo, o Byte é fabricado no Canadá, Reino Unido, Itália, Singapura, Austrália, Polônia e Argentina, além do Brasil.

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.