Naufrágio do Bateau Mouche completou 25 anos

 

 
 
Por André Sales nautica.com.br
 
Foto: Reprodução

Neste último dia 31 de dezembro completou-se 25 anos de um dos naufrágios mais famosos do Brasil. Em 31 de dezembro de 1988, o Bateau Mouche, que levava 153 passageiros para assistir mundialmente conhecida a queima de fogos de Copacabana, naufragou e deixou 55 mortos. Em um instante, a viagem que era para ser de luxo tornou-se um dos maiores desastres do país.

A embarcação possuía permissão para navegar sem problemas, mas o naufrágio, segundo investigação da Marinha, decorreu por que a lotação do Bateau Mouche estava duas vezes acima do permitido, além de diversas outras falhas. Essa série de problemas fez com que a água entrasse e afundasse o barco.

Mesmo tanto tempo depois do caso, a impunidade ainda impera e incomoda muito os parentes das vítimas. Três sócios da empresa que era proprietária da embarcação chegaram a ser condenados a 4 anos em regime semi-aberto, mas fugiram para a Espanha no ano de 1994, que na época ainda não tinha acordo de extradição com o Brasil. Até hoje existem recursos processuais tramitando na Justiça, o que atrasa a solução do caso.

Foto: Reprodução.