Regata Rolex Sydney Hobart largou nesta quinta-feira com 94 barcos
Por Rolex regattanews
O sistema de baixa pressão que trouxe chuva para a área de Sydney no dia de Natal saiu para o mar, oferecendo condições perfeitas para o início da Rolex Sydney Hobart – com vento de sudeste de 15 a 18 nós, sol e céu azul. Os espectadores foram par a costa de Sydnei para acompanhar a largada, conhecida como Boxing Day, assim como barcos de recreio, balsas e todo o tipo de embarcações que disputavam por um lugar fora da zona de exclusão do porto, para assistir a frota de 94 barcos sair após o tiro de canhão. No total foram três largadas por divisões de barcos, conforme o tamanho e velocidade.
Reconhecido na Austrália como um dos maiores eventos esportivos do país, dotado de uma reputação global notável, a regata de mais de 628 milhas náuticas é um ícone do esporte da vela. Depois de iniciar em Sydney a cada 26 de dezembro, a flotilha segue ao longo da costa de New South Wales para o Mar da Tasmânia e através do Estreito de Bass até Hobart, capital do estado australiano de Tasmânia.
A regata frequentemente é realizada com condições difíceis de tempo. Antes da largada muitos dos capitães e tripulações contabilizaram a previsão do clima . Roger Hickman, capitão do barco Wild Rose, é um veterano da competição, tendo participado de 35 regatas, e completado 33 delas. Hickman disse: "A regata é o que é. Hoje à noite deve ser tranquilo e amanhã também, eu acredito que estamos indo para enfrentar condições mais duras no Estreito de Bass, com ventos fortes e ondas assustadoras, mas essa é a maneira que é a regata.” Hickman reconheceu que os barcos e tripulantes estavam à altura da tarefa, acrescentando: "Há uma grande flotilha de barcos aqui, mas o mais importante são as equipes. Cada um destes barcos magníficos conta com iatistas de sólida competência em provas oceânicas. A experiência, o talento e as milhas de mar de cada velejador que está nesta regata são surpreendentes.