ONG tenta salvar SS United States. Transatlântico já foi o mais rápido do mundo e hoje está abandonado
Por André Sales - nautica.com.br
Ele já foi o transatlântico mais rápido do mundo, mas correu risco de virar sucata. Uma ONG está tentando salvar, por meio de doações, o SS United States. A enorme embarcação de 990 pés foi construída em 1952 como o maior transatlântico da América. Até hoje o barco é o dono do record de velocidade atingida por um transatlântico.
A intenção original era transferi-lo para uso militar, no caso transporte de tropas da Marinha dos EUA, mas isso nunca chegou a acontecer. O gigante, que já chegou a transportar Elizabeth Taylor e o Príncipe Rainier de Mônaco, poderia ter um fim trágico.
Foi aí, em 2010, que apareceu a organização não governamental SS United States Conservancy e resgatou o barco de onde ele estava, completamente abandonado, no rio Delaware, na Filadélfia. Tudo isso graças à uma doação de mais de 5 milhões de dólares, feita por um filantropo. Agora, a intenção da ONG é arrecadar ainda mais fundos para remodelar a embarcação e transformá-la em um museu da história marítima americana com restaurantes, um hotel e mais.
Recentemente, em outubro deste ano, trabalhadores começaram a remover os tanques e outras peças do navio, preparando-o para uma remodelação. Como forma de arrecadar dinheiro, tudo o que é levado pra fora também é vendido. Se o dinheiro arrecadado não for suficiente e nenhum interessado em comprá-lo apareça, o lendário transatlântico ainda corre risco de virar sucata.
Fotos: Reprodução
O site oficial para a campanha que visa salvar o SS United States pode ser acessado clicando aqui.