Regata Santos – Rio 2013 reúne mais de 20 barcos e grandes nomes da vela nacional

Fonte: Sobre as Águas

A próxima edição da Regata Santos – Rio está programada para acontecer no dia 26 de outubro, com largada na baía de Santos, litoral de São Paulo. Mais de 20 veleiros participarão do evento que reunirá grandes nomes da vela nacinal, como Torben e Lars Grael, Edu Penido, André Mirsky e Maurício Santa Cruz.


As equipes farão o percurso entre o Iate Clube de Santos e o Iate Clube do Rio de Janeiro. Este ano, os barcos estão proibidos de navegar dentro do canal de São Sebastião, assim, deverão passar por fora de Ilhabela.

Na última edição, em 2012, o fita-azul foi o veleiro Lexus Chroma, comandado pelo santista Alex Marin. O vencedor conseguiu completar toda a regata com 52 horas.

“No ano passado o vento estava muito fraco de dia e de madrugada era uma calmaria só. Por sorte o tempo estava agradável. Mas sofremos com a falta de vento, que acaba exigindo mais mentalmente, e uma hora a paciência acaba”, lembra Alex Marin.

Este ano, a equipe do Lexus brigará para se manter com o título de campeão. A disputa promete ser acirrada, já que os irmãos Torben e Lars Grael estarão a bordo do Magia V, participando da regata com a experiência de já ter vencido a Santos – Rio por sete vezes – em 1990, 1993, 1994, 1995, 1996, 2004 e 2011.

“A Santos-Rio tem valor pela tradição e pela dificuldade. São 200 milhas náuticas [360 km], em um percurso que exige muitas manobras da tripulação, uma tática complexa e muito bom descanso. Este cenário gera um cansaço para todos, mas é uma satisfação enorme chegar à Ilha da Laje na boca da Baía de Guanabara”, disse Lars.