Silvio Ramos recebe nomeação de associação internacional de cruzeiristas
Velejador brasileiro é o primeiro da América Latina a receber o título de Honorable Local Representative da Cruising Association
Da redação da nautica.com.br
Silvio e Lilian Monteiro terminaram a volta ao mundo a bordo do Matajusi este ano |
O velejador brasileiro Silvio Ramos, capitão do Matajusi, recebeu na última semana o título de Honorable Local Representative da Cruising Association (CA) – associação inglesa de cruzeiristas. Silvio é a primeira pessoa de toda a América Latina a receber a nomeação. Agora, ele é um dos cerca de 4000 integrantes da CA.
“Fico muito honrado em receber essa nomeação, mas, principalmente, por ser esse um reconhecimento mundial do trabalho que tenho feito para promover o Brasil no meio cruzeirista internacional”, conta Silvio.
Ser um Honorable Local Representative (HLR) dá ao cruzeirista muitas vantagens – amplo acesso a informações, aplicativos de navegação e eventos –, mas também exige grandes responsabilidades. Como único membro de toda a América Latina na associação, o brasileiro sabe que terá muito trabalho pela frente.
“Reconheço que o trabalho vai ser intenso, principalmente por eu estar fazendo sozinho. Esse trabalho inclui conseguir condições melhores para cruzeiristas internacionais em passagem pelo Brasil; ajudar na divulgação das boas áreas de cruzeiro do Brasil; negociar com autoridades melhores condições nas facilidades em documentações de entrada e saída do pais e melhores condições de importação de peças de reposição para veleiros em passagem pela costa do Brasil; ajudar na localização de prestadores de serviços específicos necessários a cruzeiristas internacionais passando pelo pais; aconselhar em soluções para qualquer problema que CA membros tenham enquanto estão nos visitando; entre outras atividades”, explica o experiente velejador que terminou sua volta ao mundo em março deste ano.
Embora a responsabilidade do novo HLR seja grande, os resultados já conquistados mostram a capacidade de Silvio Ramos para honrar tal nomeação. Durante sua viagem de volta ao mundo a bordo do veleiro Matajusi, Silvio criou o BRally – 23 barcos estrangeiros vieram ao Brasil graças a seus esforços.
Silvio conta que, agora, está trabalhando para conseguir trazer 28 veleiros estrangeiros para o Brasil, em fevereiro de 2014. “Vou começar a negociar benefícios para esses barcos ficarem em marinas que se interessem em receber essa frota em troca de benefícios como descontos, ajuda com documentação local, transporte, suporte em provisionamento dos barcos, entre outras. Vou também negociar benefícios oferecidos por prestadores de serviço da área náutica, para esses barcos”.
O representante da América Latina na CA deixa seu e-mail à disposição das marinas e prestadores de serviços náuticos interessados em negociar condições especiais para os 28 barcos: matajusi@gmail.com.