Robert Scheidt assume a vice-liderança do Europeu de Laser
Fonte: Local Comunicação
Robert Scheidt assumiu a vice-liderança do Campeonato Europeu de Laser, nesta segunda-feira (2), segundo dia de disputas em Dublin, Irlanda. O velejador venceu uma regata e foi o segundo em outra, com o melhor desempenho entre os competidores de sua flotilha, somando 10 pontos perdidos. O líder é o australiano Ashley Brunning, com apenas dois pontos a menos.
Diferente do domingo, os velejadores disputaram o segundo dia de regatas na raia mais distante do cais, com ventos constantes de aproximadamente 15 nós. A mudança visa dar aos atletas da Laser Standard (masculina) e da Laser Radial (feminina), que competem paralelamente em Dublin, a chance de navegar em ambas as raias. Ainda na flotilha amarela, Robert Scheidt enfrentou adversários como o sueco Jesper Stalheim, terceiro do ranking mundial da classe, e o francês Jean-Baptiste Bernaz, sexto do ranking.
"Consegui ótimos resultados, ainda mais considerando os adversários", analisou Scheidt, que ficou atrás apenas de Bernaz na primeira regata, e superou o inglês Alex Mills-Barton e o estoniano Karl-Martin Rammo na segunda prova. "Mas a pontuação ainda está bem compacta, e acho que maiores scores só virão a partir do quarto dia, quando começam as regatas finais da flotilha ouro."
Outras duas regatas estão programadas para esta terça-feira (3/9), a partir das 12 horas (8 horas no Brasil), outra vez na raia mais próxima ao cais, onde os ventos são mais rondados. A partir de quarta-feira, os velejadores serão reagrupados nas flotilhas ouro, prata e bronze para a fase final. A competição termina no dia 6, sexta-feira.
Classificação após quatro regatas
1- Ashley Brunning (AUS) - 8 pontos perdidos (4+1+1+2)
2- Robert Scheidt (BRA) - 10 pp (4+3+2+1)
3- Rutger Schaardenburg (NED) - 11 pp (1+1+4+5)
4- Daniel Mihelic (CRO) - 16 pp (2+6+5+3)
5- Tonci Stipanovic (CRO) - 16 pp (3+4+1+8)
6- Jesper Stalheim (SUE) - 17 pp (1+1+4+11)
7- Nick Thompson (GBR) - 19 pp (5+4+8+2)
8- Alex Mills-Barton (GBR) - 19 pp (2+5+2+10)
9- Jean Baptiste Bernaz (FRA) - 20 pp (4+5+1+10)
10- Nicholas Heiner (NED) - 23 pp (8+3+11+1)
Scheidt, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Prada e Deloitte, voltou à Laser em setembro de 2012, com a saída da Star do programa olímpico, e acumulou uma série de conquistas: vitórias no Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março, além da medalha de prata na Semana de Kiel, em junho. As vitórias somam-se a dez mundiais na classe, um deles juvenil, além de três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000).