Proposta de mudança de regra gera controvérsia na classe Laser

Por Flavio C. D'Almeida
Da redação da www.nautica.com.br

Na terça-feira, cerca de 16 mil velejadores ao redor do mundo registrados na classe Laser, receberam um e-mail da Associação Internacional da Classe Laser (Ilca) pedindo para que eles votassem de imediato no que provavelmente seria a maior mudança na história da classe.

A tal mudança de regra, se aprovada, removeria a influência do designer de Laser Bruce Kirby e da empresa por ele fundada, a Kirby Inc, e de seus atuais proprietários, do Regimento da Classe.

Toda esta questão ganhou notoriedade e preocupação quando o australiano Chris Caldecoat, membro do conselho da Ilca, e gerente-geral de uma fabricante de Laser, escreveu: “Meus colegas velejadores me perguntaram por que eu, como um membro do conselho, apoiaria tal resolução... quero deixar claro que eu não apoio esta proposta de mudança de regra e votei contra ela... eu acredito que isto não represente os interesses comuns da classe ou da fraternidade internacional da vela... os velejadores da Laser merecem o respeito de uma explicação detalhada e completa”.

Clique aqui para ver todos detalhes da proposta (em inglês) no site da Ilca.

Clique aqui para ver o depoimento completo (em inglês) de Chris Caldecoat.