Expedição Phoenicia: Veja algumas imagens enquanto o filme não fica pronto

A Expedição Phoenicia foi elaborada pelo explorador inglês Phillip Beale, cujo objetivo era provar que os fenícios, os maiores navegadores da antiguidade, tinham a habilidade de circunavegar a África, como relatado pelo historiador grego Heródoto.

A expedição foi realizada com um barco baseado em esquemas obtidos através dos milênios, em gravuras encontradas em paredes e pedras e em pedaços de naufrágios descobertos entre o Líbano e Israel. A maior contribuição veio do achado do Dr. Robert Ballard, o explorador residente da National Geographic Society, o mesmo que descobriu o Titanic. Em 1999 o Dr. Ballard encontrou há 500 metros de profundidade dois navios fenícios carregando 10 toneladas de vinho cada um, naufragados 2700 anos atrás.

 

 

A réplica do barco fenício fez escala no Egito, Iêmen, Tanzânia, Moçambique, África do Sul, Ilha de Santa Helena, Ilha dos Açores, Gibraltar e Tunísia. O porto final foi a Síria de onde partiu em agosto de 2008 e chegou em novembro de 2010.

A tripulação da réplica fenícia enfrentou diversos perigos como os piratas da Somália, tempestades em alto-mar, ondas de 20 metros de altura, águas onde habitam tubarões brancos, racionamento de provisões a bordo, além dos desconfortos de um barco projetado milênios atrás. A tripulação do navio era constituída por pessoas de várias nacionalidades, entre as quais os produtores culturais brasileiros Vera e Yuri Sanada.

Eles foram convidados a participar da expedição, por serem navegadores e pesquisadores das navegações fenícias. Eles lançaram em 2001 o livro “Braazi – A Odisséia da Frota Fenícia do Rei Salomão à Lendária Terra de Braazi, 3.000 Anos Atrás”. Yuri está finalizando o documentário da expedição.

Além destas imagens voce poderá ver mais clicando aqui